Últimas Notícias

PL DE WILKER QUE DISPONIBILIZA INTÉRPRETES DE LIBRAS EM UNIDADES E ÓRGÃOS DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DO AM É APROVADA NA ALEAM


O Plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, nesta quarta-feira, 18, o Projeto de Lei nº 222/2020, que assegura a disponibilização de profissional apto a se comunicar na Língua Brasileira de Sinais – Libras - nas unidades e nos órgãos da rede pública de saúde do Amazonas que prestam atendimento à população. A matéria, aprovada de forma unânime, é de autoria do deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) e recebeu subscrições dos parlamentares Josué Neto (PRTB) e Joana Darc (PL).

A propositura do parlamentar visa garantir a presença do tradutor intérprete de Libras nas unidades e órgãos de saúde que compõem a rede pública do Estado, como hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAICs) e Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (CAIMIs).

Para Wilker, a atuação do intérprete nas unidades de saúde é de extrema importância para garantir a comunicação e o atendimento adequado às pessoas surdas e deficientes auditivos, além de assegurar os direitos e a promoção da inclusão social.

“A ausência de tradutores intérpretes de Libras nas unidades de saúde vem comprometendo a comunicação entre a pessoa surda e o profissional, colocando em risco a vida e o bem-estar e violando os direitos da comunidade surda. Por isso, essa propositura irá garantir o tratamento e atendimento adequado para que essas pessoas possam usufruir dos serviços básicos de saúde de forma digna e igualitária”, explicou Barreto.

Nenhum comentário