Últimas Notícias

ESTUDANTE DO IFAM PRODUZ CERVEJA COM SABOR DE FRUTA REGIONAL EM MANAUS


 “Era um sábio aquele que inventou a cerveja", foi o que disse o grande pensador, Platão. De acordo com pesquisa realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o mercado cervejeiro cresceu cerca de 40% ao ano no Brasil, sem falar das cervejas artesanais que por serem mais baratas estão tendo um consumo aceitável no país. Em Manaus, empresários e investidores tem apostado no ramo e não se arrependem, pois, o negócio tem gerado um grande lucro na cidade. “ O calor da cidade faz as pessoas consumirem muito a cerveja, aqui não se toma muito vinho ou whisky por conta do clima", afirmou o empresário Bruno Lins.

A professora do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Lúcia Boeira e a aluna do projeto de iniciação científica em tecnologia de alimentos Vanessa Coelho tiveram a ideia de juntas produzir uma cerveja frutada com os sabores regionais. Produzir uma cerveja regional no Amazonas parecia uma tarefa fácil, mas a professora queria algo que fosse característica da região, por já conhecer outras cervejas não só de frutas, mas também com outros ingredientes em países europeus como a Bélgica. 

A ideia surgiu por enxergar no Amazonas uma riqueza e variedades de frutas. Entre as frutas características da região, a fruta escolhida pela sua importância no cardápio amazonenses e também pelo preço foi o cupuaçu “Achei que seria muito interessante produzir uma cerveja frutada, uma vez que eu já conhecia várias cervejas de vários países europeus. A Bélgica tem uma tradição enorme em cervejas não só com frutas, mas também com outros ingredientes”, afirmou a professora.

Aluna Vanessa coelho que aceitou o desafio para produzir a cerveja de cupuaçu por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibic), explica que a iniciação científica foi um processo demorado que durou quase um ano, primeiro foi feito a produção da cerveja tradicional com água, malte, lúpulo e leveduras, em seguida foi feito todo o processo novamente adicionando a fruta. Na etapa da produção da cerveja chamada de fervura foi adicionado o fruto e depois de várias experiências foi decidido que a concentração ideal pelos degustadores foi a de 6 % do fruto, devido ao equilíbrio entre os dois elementos; cerveja e fruta, que predominou o gosto da cerveja com o Aroma do cupuaçu.


A professora Lúcia garantiu que a cerveja de cupuaçu é uma ideia que tem guincho para o mercado e que hoje em dia a tendência é buscar produtos diferentes e novos sabores. “Aqui no Amazonas existe uma riqueza de frutas maravilhosa e essas frutas tem que se agregar a tecnologia como forma de promover o desenvolvimento na região”, complementou.

Segundo nutricionista Rachid Barros a cerveja artesanal é bem mais nutritiva por ser menos industrializada em relação a conservantes e aditivos químicos. "Quando se fala em produzir uma boa cerveja está valendo mais agora, devido a esse processo artesanal e o pessoal está pegando gosto" disse o nutricionista.
A cerveja em geral é uma bebida saudável, em sua composição há uma substância chamada luteína que previne doenças cerebrais. Essa junção das frutas regionais a cerveja só tem acrescentar na bebida, o cupuaçu por exemplo é rico em nutrientes, vitamina C, aumenta a imunidade, tem poder termogênico e bastante fibras alemdo gosto e o cheiro são bastante agradáveis. A questão de produtos Amazônicos tem voltado a ser valorizado na nossa região a prova disso são as feiras e os grandes eventos culinários da região.

DEGUSTAÇÃO

Pelo o cheiro é possível identificar de longe que o sabor é cupuaçu, evidência e a permanecia do gosto tradicional da bebida, podendo sentir no final o gosto da fruta. A consistência é diferente da cerveja comum, o que não deixa a desejar no sabor, a cerveja de cupuaçu esta sendo um sucesso a degustação e até quem não é adepto a cerveja pode se apaixonar pela a bebida.

CURIOSIDADE

A cerveja é a terceira bebida mais consumida do mundo, perdendo apenas para a água e o café e ao contrário do que todo mundo pensa, a cerveja não nasceu na Alemanha, sua origem é da antiga Mesopotâmia, ou seja, a mais antiga civilização da humanidade. Ha relatos de que a cerveja foi criada por acaso a 10.000 A.C, quando o povo começou a usar a terra para o plantio, para agricultura (de cevada e trigo, inclusive) então havendo todos os ingredientes necessários para a massa de pão, provavelmente alguém tenha esquecido o amido junto a água por alguns dias, então decidiram provar da mistura, e assim foi o descobrimento da cerveja. Mas só em torno do ano 1000 é que foi descoberto o tempero que completaria a cerveja e a deixaria com o gostinho amargo que tem hoje " o Lúpulo" e depois o Malte também.


Outra curiosidade é que nessa época os responsáveis pela fabricação e venda da cerveja eram as mulheres e até mesmo o Deus da cerveja era Ninkasi, uma mulher. Sendo até hoje um símbolo universal em comerciais de cerveja. A bebida que hoje faz partir da vida de muitos brasileiros em seu início, era bebida de reis e os pobres bebiam vinho e bebida forte. A cerveja, uma das bebidas alcoólicas mais antigas do mundo, continua tendo um grande consumo e encontra cada vez mais apreciadores.


POR: Jeysy Anne Xavier

Nenhum comentário