HORA DO PLANETA LEVA CENTENAS DE PESSOAS Á REFLEXÃO SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM MANAUS
Em sua oitava edição consecutiva, a Hora do Planeta, realizada pela Prefeitura de Manaus, no Parque Municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, no Japiim, zona Sul, reuniu na noite de sábado, 24/03, centenas de pessoas em torno do propósito mundial da reflexão sobre as mudanças climáticas. Com velas acesas e caminhando, em torno da lagoa, as pessoas puderam refletir sobre suas atitudes em relação ao meio ambiente e a conservação dos recursos naturais.
A programação festiva, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), WWF Brasil e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), contou com shows musicais, apresentação de roda de capoeira, aulão de zumba e exposição de artesanatos e feira de gastronomia do Projeto Arte em Movimento. No palco, a cantora Elisa Maia abriu a programação cultural. Ao som de “Sol de Setembro” e “Falta”, entre outras composições de própria autoria, ela afirmou que já acompanha a programação do evento há algum tempo. “É um momento importante para reflexão e é nesta vibe que vamos testando nossas músicas para o próximo disco”, afirmou.
A aula de zumba, com a participação do grupo Vida Prolongada, que reúne-se na lagoa de terça a sexta-feira, a partir das 18h, foi outra atração que agitou o público presente, dançando por mais de 1h. O evento contou ainda com a apresentação do grupo de capoeira Legião Brasileira, além de feira gastronômica e de artesanato.
Mudas de plantas frutíferas, ornamentais e até mesmo medicinais atraíram a atenção do público presente que adotou, na maioria das vezes, mais de uma. É o caso do aposentado José Ferreira, 66. Frequentador assíduo do Parque Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, ele afirmou que iria plantar suas mudas para colaborar com a cidade, já que gostava daquele ambiente todo verde. “É ótimo quando tem essas programações aqui, anima e faz a gente pensar”, afirmou. A Semmas disponibilizou 500 mudas para distribuição como as de acerola, biriba, manga, goiaba, pitanga, açaí, ameixa, entre outras.
A secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em exercício, Aldenira Queiroz, destacou os avanços obtidos pela gestão municipal na área ambiental. “Além de um momento de reflexão, a Hora do Planeta é uma oportunidade também de ressaltarmos o esforços da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto para a melhoria da qualidade ambiental da cidade. Temos hoje uma Manaus mais arborizada, com iluminação de LED, áreas verdes revalorizadas, corredores ecológicos requalificados e unidades de conservação amplamente visitadas pela população, com projetos para criação de novos espaços protegidos “, ressaltou.
De acordo com a coordenadora do escritório da WWF em Manaus, Jasy Abreu, este é o grande ganho do evento: o aumento contínuo de participantes a cada edição. “Começamos em 2009 e no primeiro ano, reunimos um grupo de ciclistas; no segundo ano tivemos três barracas integrando o evento e hoje conseguimos a adesão de novos membros de sociedade civil, o que representa um grande ganho, uma ampliação de consciência para nós”, afirmou. “Em termos de floresta amazônica, Manaus e o Amazonas têm uma grande participação na conservação. Em relação a outros países, que têm de pensar em como vão fazer para recuperar suas florestas, nós aqui nos damos ao luxo de pensar em como vamos manter, o que é uma grande diferença”, completou.
Nenhum comentário