CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOZES SEGUE COM CASTRAÇÃO MICROCHIPAGAGEM SUSPENSAS EM MANAUS
Com serviços de castração suspensos há cerca de um mês no Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) e em mais duas unidades móveis, ainda não há previsão para o reestabelecimento das atividades. A informação foi repassada pelos representantes da (Semsa), nesta sexta-feira (6). No dia 8 de março, foi confirmada a suspensão dos procedimentos cirúrgicos realizados pelo CZZ.
A unidade foi fechada no dia 8 de março, após denúncia de vereadores de que medicamentos vencidos estariam sendo usados no tratamento dos animais. Segundo a denúncia, havia remédios vencidos desde 2014 no local.
Na época, a Semsa instaurou uma comissão para apurar possíveis irregularidades nos serviços prestados. Contudo, as análises do grupo ainda não foram concluídas e o prazo segue sem data ainda para finalização.
Enquanto isso, ainda não há previsão para o retorno dos procedimentos cirúrgicos. Segundo informações repassadas pela secretaria, os agendamentos para serviços de castração e microchipagem estão suspensos até que a Comissão apresente o relatório final.
O CCZ - a sede e as duas Unidades Móveis, localizadas nas zonas Leste e Norte de Manaus - realizavam, em média, 95 procedimentos cirúrgicos por dia (em dias úteis).
Apesar da pausa nas castrações, as vacinações continuam sendo oferecidas normalmente, além de visitas zoossanitárias; controle de animais sinantrópicos; e educação em Saúde e Guarda Responsável de Animais, conforme informou a secretaria.
Nenhum comentário