Últimas Notícias

MINISTRO DO MIDIC E INMETRO INAUGURAM NESTA SEXTA-FEIRA (22/06) A PRIMEIRA UNIDADE BÁSICA FLUVIAL DE FISCALIZAÇÃO E PESQUISA DA AMÉRICA LATINA


O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizam nesta sexta-feira, dia 22 de junho de 2018, às 11h, a solenidade de inauguração da primeira Unidade Básica Fluvial de Fiscalização e Pesquisa (UBFFP) da América Latina.

*Estrutura -* Orçada em R$ 3 milhões e construída com recursos federais, a embarcação é equipada com laboratórios de preparo de amostras, Pré-PCR e Pós-PCR (amplificação e análise de DNA e RNA) com capacidade para realizar ensaios em 250 amostras por mês, através da engenharia genética, com equipamentos de alta tecnologia. 

PESQUISAS

A Unidade vai realizar análises de alimentos e bebidas, insumos amazônicos, qualidade da água da bacia amazônica (em diferentes sazonalidades), solo, minerais, identificação de espécies da fauna e flora amazônica, qualidade genética e sanitária dos peixes amazônicos comercializados no interior e identificação do agente transmissor da doença de chagas encontrado no açaí. Além, de verificações de autenticidade de produtos regionais, levantamento de microbiota, epidemiologia e investigações clínicas. 

CERTIFICAÇÃO

A UBFFP também viabilizará o apoio técnico aos pequenos produtores do interior, certificando seus produtos, com o Programa “SELO AMAZÔNICO”, tornando-o mais competitivo junto ao mercado nacional e internacional (exportação).


Segundo o chefe do Inmetro-AM, Eng° Márcio André Brito, o barco vai propiciar a manutenção e qualidade das coletadas “in loco” em diferentes regiões do estado, produzindo resultados fidedignos, além de utilizar os benefícios da engenharia genética que darão um salto à pesquisa e desenvolvimento no Amazonas. “A Unidade Básica Fluvial de Fiscalização e Pesquisa é um projeto inovador que visa contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região, equilibrar e ajustar a concorrência no mercado do interior do estado, agregando valor e competitividade ao mercado nacional e internacional”, afirmou Brito. 

O Inmetro/AM também conta com um laboratório base para a complementação da pesquisa, com equipamentos modernos (um sequenciador genético de grande espectro), único na região Norte, consolidando assim a abrangência do instituto em P&D, tendo em vista que o órgão possui uma divisão de pesquisa científica para coordenar essas atividades.

PARCERIAS

O Instituto está firmando parcerias com instituições de ensino e pesquisa, além do termo de cooperação técnica junto à Fundação de Amparo à Pesquisa Científica do Amazonas (Fapeam) e do edital Pró Estado para auxilio e fomento à Pesquisa.

Nenhum comentário