PROCON MANAUS REALIZA OPERAÇÃO "AGÊNCIA BANCARIA
A Prefeitura de Manaus, por meio da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), realizou nesta terça-feira, 3/7, uma ação de fiscalização para averiguar o cumprimento da Lei das Filas, nas agências bancárias das zonas Sul e Centro-Sul da cidade. A ação obedece a um cronograma criado a partir das denúncias registradas pela Central de Reclamações do órgão.
Durante a ação, cinco agências localizadas nas avenidas Senador Álvaro Maia, Djalma Batista e Desembargador João Machado foram fiscalizadas por não cumprirem o tempo de atendimento estabelecido pela Lei Municipal 167/2005, conhecida como “Lei das Filas”. Dessas, três receberam auto de infração.
“Essa é uma denúncia recorrente, acredito que todos os cidadãos já passaram por situações como essa de constrangimento e irregularidade, então muitas pessoas entram em contato com o Procon Manaus, e fazemos essa fiscalização para que as leis sejam cumpridas”, esclareceu o coordenador do Procon Manaus, Rodrigo Guedes.
LEI DAS FILAS
A Lei das Filas estabelece um tempo máximo de 15 minutos de espera do consumidor em dias normais; 20 minutos em véspera ou após feriados e de 25 minutos em dias de pagamento dos servidores públicos. Em caso de descumprimento, a multa varia de R$ 25 mil a R$ 150 mil.
DENÚNCIAS
Os consumidores que se sentirem prejudicados em relação ao tempo de espera em filas devem entrar em contato com a Central de Reclamação do Procon Manaus pelo 0800 092 0111. As denúncias serão inseridas na estatística da Ouvidoria Municipal. Em seguida, uma equipe de fiscais será deslocada, para averiguar a reclamação e constatada a irregularidade é lavrado o auto de infração.
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