APÓS DENÚNCIA, DEZ CÃES ABANDONADOS DENTRO DE UMA CASA NA ZONA NORTE DE MANAUS, SÃO RESGATADOS POR PROTETORES DE ANIMAIS EM PARCERIA COM A PM
Protetores de animais em parceria com polícia militar do 27º Companhia Interativa Comunitária (CICOM) adentraram uma casa abandonada no bairro Cidade Nova, núcleo 15, zona Norte de Manaus, na manhã desta quarta- feira (09/08). Quatro cachorros foram encontrados em estado grave de inanição. De acordo com os protetores, os animais não tinham água e comida, além disso, no local havia carcaças de outros animais. A denúncia foi feita por meio das redes sociais,informando que haviam 10 animais . Os cachorros foram levados para consulta veterinária onde passarão por exames e procedimentos.
Segundo a denunciante, a dona da casa se mudou prometendo que iria levar os animais até um canil. Havia uma cadela com cinco filhotes, e mais quatro cachorros adultos um deles da raça pit bull. Depois de mais de um mês e apenas três visitas durante esse período ela pediu ajuda a vereadora Joana D'arc protetora dos animais para resgatar os cachorros restantes.
A vereadora publicou em seu instagram vários stores mostrando a situação da casa. "Essa semana já é o terceiro chamado que recebo desse tipo nas minhas redes sociais. É mais uma denúncia onde donos pegam animais para maltratar. São pessoas acumuladoras de objetos e animais. Eles abandonam e os matem trancafiados", filmou a vereadora.
Os PMs Tenente Sato e Sargento João Paulo estavam no local acompanhando a equipe. " O que vimos foi deplorável. Fezes pela casa toda, vestígios de animais mortos espalhados dentro e fora da casa. Os que estavam vivos, não tinham água , comida e estavam muito magros", explicou o Tenente Sato que informou que vizinhos viram um homem no dia anterior levar o cachorro Pitt Bull.
De acordo com D'arc, o maior problema do resgate dos animais é o depois. Protetores da causa estão lotados e o poder público não oferece serviço de amparo. "É um trabalho árduo, porque nós protetores fazemos o que o poder público deveria fazer. Não temos canil público, não tem centro de bem estar animal, atendimento gratuito para animais porque o CCZ está fechado, nem lugar abrigar cães depois de pós-operatório." Explicou.
Os quatro cachorros serão levados a uma clínica e receberão todos os cuidados. Após tratamento será realizada campanha de adoção responsável. Além disso, o Boletim de Ocorrência será registrado para achar os responsáveis. De acordo com ao Art. 32 Lei Federal 9605/98 o abandono de animais é crime
COMO DENUNCIAR
Em Manaus, denúncias devem ser realizadas pessoalmente da Delegacia Especializada em Meio Ambiente (DEMA), na rua Mozart Guaranieri, conjunto Shangrilá, bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul .Para registrar o Boletim de Ocorrência é preciso ter me mãos fotos, vídeos e qualquer outro tipo de documentação que comprove maus-tratos.
A vereadora que também é advogada especialista em meio ambiente e proteção animal explica que nesses casos é possível um cidadão comum fazer o resgate. " Quando um crime desse tipo ocorre é caracterizado como flagrante delito. A pessoa pode entrar na casa imediatamente com a presença de três testemunhas, gravar e tiras fotos da ação e apresentar imediatamente a uma autoridade policial o que foi feito". Mais informações a DEMA disponibiliza o Whatsapp (92) 99962-2340
Nenhum comentário