Últimas Notícias

FORMAS DE VOLTAR PARA CASA, DE RAFAEL RAMOS, É SELECIONADO EM FESTIVAL DA TURQUIA

 

O filme “Formas de Voltar Para Casa”, uma realização da Artrupe Produções dirigida por Rafael Ramos, foi selecionado na categoria de curtas-metragens internacionais do Marmaris Film Festival, que vai acontecer entre os dias 9 e 14 de outubro, na cidade de Marmaris, na Turquia. Esta é a quarta mostra internacional que o filme é selecionado, já tendo trajetória pelo Festival de Cinema de Nevada, nos EUA, em que venceu o prêmio de melhor documentário, Wasaga Film Festival, no Canadá, e o New York Indie Doc Fest. Além desses festivais internacionais, o filme também foi selecionado para a mostra latino-americana do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, em 2017.

“Formas” é o quarto curta-metragem de Ramos. Nele o diretor mistura imagens de arquivo de viagens de sua família pelo interior do Amazonas com um registro filmado do espetáculo de teatro “A Casa de Inverno”, que tem a família como tema. A partir dessa mistura de imagens, o diretor faz uma análise sobre relações familiares.


Ramos possui outros filmes com trajetórias em festivais de cinema. Seu segundo curta-metragem, “A Menina do Guarda-Chuva”, foi finalista do Prêmio ABC 2015, e seu último filme, “Aquela Estrada”, circulou em mais de 20 festivais no Brasil e no exterior. “Acreditava que por tratar mais das relações endêmicas do Amazonas, Aquela Estrada atraísse uma certa curiosidade dos festivais. E foi o que aconteceu. Circulamos nos principais festivais nacionais e ainda circulamos fora. De alguma forma isso tudo foi pensado. Mas com o Formas de voltar para casa não deslumbrava nada disso. Foi um trabalho bem pessoal e meio sem planejamento, juntei umas imagens que já tinha filmado em 2014, que foi a peça A Casa de Inverno, com minhas filmagens de criança, de família. Desse arranjamento surgiu o filme, de uma inquietação sobre memória e conflitos particulares”, explica o diretor Rafael Ramos.

Em Manaus o filme foi exibido na II Mostra do Cinema Amazonense. “Formas” permanecerá sua trajetória de festivais durante este ano, e será disponibilizado na internet em 2019.

RAFAEL RAMOS GRAVA CLIPE PARA BANDA THE STONE RAMOS


O diretor Rafael Ramos já possui dois projetos engatilhados para o restante de 2018. O primeiro foi gravado em julho, e é um videoclipe da banda The Stone Ramos. “No início do ano a banda participou de um projeto comigo que foi o festival Olhar do Norte, e desde lá a gente foi amadurecendo a ideia do clipe. O Christian, vocalista, me apresentou alguns trabalhos que eles estavam gravando e a gente optou pela música que se chama “Novo Amor”. A gravação contou com uma equipe bem reduzida. Eu dirigi e fotografei, a Manuela Tavares fez a produção, Francisco Ricardo assina a direção de arte, Frank Kitzinger e Tayline Dutra são os protagonistas. O clipe tem uma pegada road movie, e conta a história de amor de um casal, trazendo um pouco dos amores de estrada, do amor brega que a música carrega. A gravação foi muito divertida. Circulamos pelas estradas próximas de Manaus buscando imprimir a energia do interior, das paisagens bonitas, da simplicidade da vida que existe nesses lugares. Além disso, trouxemos um pouco da fuleragem e desarranjamento que é a cidade de Manaus”, conta o diretor.

O outro trabalho que Rafael Ramos tem para o fim de ano é um retorno aos documentários, e será o seu trabalho de conclusão de curso na Academia Internacional de Cinema, em São Paulo: “É um documentário sobre o grupo reflexivo de homens. É um grupo que existe aqui em SP, composto basicamente por homens encaminhados pela lei Maria da Penha, onde eles refletem sobre violência doméstica, machismo, questões de gênero, etc. Os encontros são mediados por psicólogos e o intuito das reuniões é fazer esses homens refletirem sobre as atitudes agressivas. Já estou há dois meses frequentando esses encontros e a experiência tá sendo engrandecedora. Pretendo filmar no final de outubro”, conclui.

INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA

Nenhum comentário