GOVERNO DO ESTADO DECRETA PROGRAMA DE BEM-ESTAR ANIMAL E CRIA DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS DOMÉSTICOS
Após estudos e diálogos sobre a importância de políticas públicas para os animais e assumindo o compromisso público com a causa animal por meio da deputada eleita Joana Darc Protetora dos Animais (PR), o governador Amazonino Mendes (PDT) oficializou por decreto de nº 39.671 a criação do Programa do Bem- Estar Animal, inserido na Secretaria de Estado e Meio Ambiente (SEMA). O documento foi publicado nesta sexta-feira (26) no diário oficial e tem como objetivo defender, proteger e preservar animais domésticos e silvestres.
O destaque do decreto é de grande importância para os militantes da causa animal, principalmente a fauna doméstica, pois irá promover campanhas de castração, atendimento veterinário gratuito, adoção e identificação de animais em massa. Para que a comunidade também seja envolvida ele ainda cria campanhas de guarda responsável em escolas e centros comunitários. Para ONGs e voluntários da causa, palestras e cursos de capacitação serão ofertados para apoiar os municípios em operações de defesa dos animais.
Vereadora eleita pela causa animal 2016 e agora também deputada nas eleições de ano (2018) Joana Darc disse estar emocionada com a notícia. "Um passo histórico para a causa animal. Há 10 anos estamos lutando por políticas públicas voltadas ao bem-estar animal, tanto na prefeitura quanto no governo. Isso vai proporcionar a construção do hospital público veterinário, controle ético populacional por meio de castrações e atendimento veterinário gratuito. Eu fiquei muito emocionada ao ver o decreto. É um dos dias mais felizes da minha vida. É o reconhecimento de um trabalho e a importância que a causa e nossos animais tem na sociedade. Todos os dias vidas serão salvas na capital e nos 61 municípios. Fico feliz por ter alcançado essa conquista! Hoje é sem dúvidas o primeiro passo rumo a salvação de milhares de animais", descreveu.
O decreto ainda vai disponibilizar ações preventivas e educativas em defesa dos animais, incentivo a estudos, projetos e promoção da guarda responsável. Além disso, parcerias público-privadas estarão permitidas para captação de recursos e atendimento veterinário.
O governador em suas redes sociais postou antes da publicação do documento a visita que fez a deputada eleita. Na ocasião ele firmou o compromisso da criação do departamento e relatou a preocupação com os animais.''Eu particularmente adoro animais, principalmente os cachorros. Eu quero ser o partícipes, o parceiro desse movimento. A sociedade deve a esses animais que não falam. Vamos juntos proteger os animais, isso é importante!", afirmou.
Nenhum comentário