Últimas Notícias

APÓS DENÚNCIA SOBRE POSSÍVEIS MAUS TRATOS AOS ANIMAIS, IFAM ZONA LESTE EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO


Na última quarta-feira (12/12) por volta das 17h, uma internauta que se identificou como discente do curso Subsequente em Recursos Pesqueiros Maria da Fé, procurou uma rede social para formalizar uma suporta denúncia de maus tratos com os animais do Instituto Federal do Amazonas - Ifam, localizado na Avenida Cosme Ferreira, nº 8.045, bairro São José Operário, zona Leste de Manaus. 


Em sua publicação em seu perfil pessoal, a discente narrar sofrimentos e maus tratos que os animais estão sofrendo de acordo com ela: "Chega de hipocrisia Ifam- CMZL! Gente, se nos acessarmos a página virtual dessa Instituição (que deveria ser uma referência de educação de excelência), veremos propaganda sobre trabalhos de extensão: saúde e bem-estar dos animais e outras coisas a mais. Porém os animais do IFAM (CMZL) estão sofrendo maus-tratos, isso é bárbaro, cruel, desumano, inumano, anti-humano, atroz, duro, brutal, impiedoso... gravíssimo. Eu, Maria da Fé, não necessito narrar o que senti a vocês. As imagens falarão por mim. Faço essa denúncia e peço que me ajudem a lutar por justiça, por favor", disse a internauta.


"Como soube desse crime? Estudei nessa Instituição e depois de 2 anos fui fazer uma visita carinhosa. O que era para ser algo agradável e feliz, tornou-se um grande pesadelo! Os animais pedem: SOCORRO!! Estou doente, carcomida, infeliz por saber que a minha instituição querida faz esse tipo de crueldade. Meu povo, há a lei dos Crimes Ambientais – que incluem animais domésticos - lei federal 9.605/98. Há o decreto Nº 24.645/34 que estabelece medidas de proteção aos animais (vejam: art 3º, V). Eu só quero ver essas criaturas saudáveis e bem tratadas", completou.


A direção Geral do Ifam - Campus Manaus Zona Leste, enviou uma nota de esclarecimento sobre a postagem da ex- estudante, que denuncia a instituição sobre possíveis maus tratos aos animais. Leia abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA DIREÇÃO GERAL DO IFAM


A direção geral do Campus Manaus Zona Leste vem a público esclarecer notícias de maus tratos a animais divulgada, no Facebook, pela discente do curso subsequente em Recursos Pesqueiros Maria da Fé, no dia 12 dezembro de 2018. 

A discente que, nas redes sociais, diz-se egressa do campus, postou de um pantel de 20 animais de grande porte, fotos, de dois bovinos magérrimos e dois animais de médio porte, dois suínos com ferimentos associando tal fato a maus tratos. Diante de tais fotos, a direção do CMZL esclarece: 

1. A Lei federal Nº 9.605 de 12/02 de 1998 que diz: Praticar ato de abuso e maus tratos, pressupõe “ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos”. Nesse sentido as fotos apresentadas não evidenciam práticas de abuso e maus tratos e sim, bovinos de um plantel antigo que têm mais de 20 anos e que estão em estado terminal. 

2. A falha da instituição foi aguardar uma prática pedagógica no curso de medicina veterinária ou de agropecuário para que esses animais fossem sacrificados. 

3. Em relação aos dois suínos fotografados, esclarecemos que esses animais dados à idade, por excesso de peso, estavam sendo tratados por conta de ferimentos e que um deles veio a óbito no dia 12/12/18 á noite. 

Diante do exposto, esclarecemos que não houve maus tratos aos animais uma vez que, enquanto instituição com 77 anos dedicados à formação de profissionais voltados ao setor primário, nossos servidores tem uma preocupação com bem estar dos animais que são utilizados para as práticas pedagógicas no campus. 

Salientes ainda que todo esse constrangimento e exposição do nome do IFAM-CMZL teriam sido evitados se a discente tivesse conversado com os profissionais que atuam no setor ou procurado a direção do campus para saber o que estava acontecendo. 

A Direção do IFAM -CMZL

Nenhum comentário