Últimas Notícias

ESTUDANTES E PESQUISADORES REALIZAM ABAIXO ASSINADOS PELA PERMANÊNCIA DA CHEFE DO ARQUIVO PÚBLICO ESTADUAL EM MANAUS


Estudantes, pesquisadores, voluntários, visitantes e a comunidade amazonense em geral, estão realizando um abaixo assinado online para a permanência da chefe do Arquivo Público do Estado do Amazonas, doutora Thâmara Pereira da Silva. Thâmara é formada em Direito, Administração, Serviço Social e Pós-Graduada em Políticas Públicas no Enfrentamento da Violência Intrafamiliar, com larga experiência em suas áreas, no cargo que ocupa no órgão anteriormente citado. 


Durante três décadas o Arquivo Público do Estado do Amazonas, estava em estado de abandono por parte da direção anterior. Existia marcas infiltrações, rachaduras no prédio, documentos amontoados em péssimas condições em depósitos e em avançando estado de deterioração, bem como nenhuma estrutura para o trabalho de pesquisadores. 







Em apenas sete meses na chefia do Arquivo Público do Estado do Amazonas, Dra Thâmara ativou a página do Arquivo nas Redes Sociais, conseguiu empreender reformas e projetos jamais antes vistos, recuperando e restaurando documentos históricos, os espaços destinados ao trabalho dos funcionários e pesquisadores, mediante doações ou, muitas vezes, custeando com o próprio dinheiro, a autoestima dos funcionários e, principalmente, democratizar esse que é o principal templo da História do Amazonas, que não pode, em hipótese alguma, ser visto como um mero depósito de documentos antigos. 






Um grupo de estudantes e pesquisadores e visitantes, solicitam de toda a sociedade amazonense assinaturas para não deixar a história do Amazonas retroceder ao abandono nesta atual administração, assinando a permanência de Thâmara no link abaixo: www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/44354

SOBRE O ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO 


Foi criado pelo artigo 29 do Decreto nº 184, de 1897, com o nome de ‘‘Arquivo Público’’. O ato, assinado pelo Governador Fileto Pires Ferreira, dispõe que estaria vinculado à Diretoria de Estatística e que era destinado à ‘‘guarda e conservação de todos os papéis e mais documentos oficiais pertencentes ao Estado’’.

Desde 1947, o Arquivo Público está localizado aqui na rua Bernardo Ramos, em frente à Praça Dom Pedro 2º, lugar conhecido como Paço Municipal. O prédio pertence ao casario antigo do centro da cidade, formando a paisagem bucólica da Manaus que, um dia, viveu momentos de pura exuberância e poder econômico, da última metade do século 19 e início do século 20. Resultado dos lucros da exportação do látex, matéria-prima da borracha, retirado das florestas amazônicas.


No vasto acervo do Arquivo, é possível encontrar, por exemplo, todas as edições do Diário Oficial do Estado que está em sua edição de número 35.532, representando mais de 97 anos de publicação diária. Outro exemplo de documentação rara são os registros da antiga Chefatura de Polícia. Também podemos encontrar toda a documentação relativa à obra de construção do Teatro Amazonas, inaugurado em 1896.

O Arquivo Público do Estado Amazonas (Apeam), esta aberto para visitação de segunda a sexta, com o horário de funcionamento das 8h as 14h, localizado na rua Bernardo Ramos nº 265 Centro, ao lado do Paço Municipal.

Nenhum comentário