Últimas Notícias

TV A CRÍTICA EXIBE MATÉRIA ESPECIAL NESTA QUARTA (16/01) DO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAZONAS


Na noite desta quarta-feira (16/01) às 19h15, o jornalismo da TV A Crítica/ Record, sintonizado no canal 4.1 na TV aberta, vai exibir uma matéria especial que conta a história do Arquivo Público do Estado do Amazonas, que fica localizado na rua Bernardo Ramos nº 265 Centro histórico de Manaus, ao lado do Paço Municipal.

A matéria vai abordar as visitações no local, as pesquisas, os trabalhos voluntários, a administração. O jornal vai ao ar as 19h15, com apresentação de Naiandra Amorim e conta com sua audiência.

Para o estudante e voluntário do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Amazonas - Ufam, Adriano Melo, 22 anos, o Arquivo Público é mais que um local de pesquisa é um patrimônio: "Este lugar é muito maravilhoso, gosto muito do ambiente, a direção é maravilhosa. Antes isso aqui era um lugar sujo, com ratos e baratas hoje considero isso aqui com o céu", disse o rapaz.

SOBRE O ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO 


Foi criado pelo artigo 29 do Decreto nº 184, de 1897, com o nome de ‘‘Arquivo Público’’. O ato, assinado pelo Governador Fileto Pires Ferreira, dispõe que estaria vinculado à Diretoria de Estatística e que era destinado à ‘‘guarda e conservação de todos os papéis e mais documentos oficiais pertencentes ao Estado’’.

Desde 1947, o Arquivo Público está localizado aqui na rua Bernardo Ramos, em frente à Praça Dom Pedro 2º, lugar conhecido como Paço Municipal. O prédio pertence ao casario antigo do centro da cidade, formando a paisagem bucólica da Manaus que, um dia, viveu momentos de pura exuberância e poder econômico, da última metade do século 19 e início do século 20. Resultado dos lucros da exportação do látex, matéria-prima da borracha, retirado das florestas amazônicas.

No vasto acervo do Arquivo, é possível encontrar, por exemplo, todas as edições do Diário Oficial do Estado que está em sua edição de número 35.532, representando mais de 97 anos de publicação diária. Outro exemplo de documentação rara são os registros da antiga Chefatura de Polícia. Também podemos encontrar toda a documentação relativa à obra de construção do Teatro Amazonas, inaugurado em 1896.

O Arquivo Público do Estado Amazonas (Apeam), esta aberto para visitação de segunda a sexta, com o horário de funcionamento das 8h as 14h, localizado na rua Bernardo Ramos nº 265 Centro, ao lado do Paço Municipal.

Nenhum comentário