Últimas Notícias

SINDICATO DOS JORNALISTAS APRESENTA SELO DE CREDIBILIDADE AO MPE


Em visita à nova procuradora-geral de Justiça do Amazonas, Leda Mara Nascimento Albuquerque, a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP/AM), Auxiliadora Tupinambá, apresentou a proposta de criação do Selo de Credibilidade da entidade como forma de reconhecer boas práticas de jornalismo no Estado. 

O encontro ocorreu na sede do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) na última quinta-feira, 07/02/19, após a apresentação dos principais projetos e linhas de atuação do órgão à imprensa local. 

“Nossa busca é pelo fomento ao jornalismo profissional por meio do reconhecimento dos veículos que exercem a prática diária dos critérios técnicos e éticos do exercício da profissão. A sociedade tem direito de saber onde a notícia é produzida segundo os parâmetros universais”, afirmou Auxiliadora Tupinambá. 

A presidente do SJP/AM lembrou ainda que a medida busca certificar a sociedade sobre o tipo de conteúdo que está consumindo, bem como de combater a proliferação de fake news por meio da preservação dos valores democráticos que norteiam o Código de Ética da profissão: “Art 1º - O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros tem como base o direito fundamental do cidadão à informação, que abrange seu o direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação”.

Leda Mara Nascimento Albuquerque elogiou a iniciativa do Sindicato dos Jornalistas e comprometeu-se a ajudar a entidade com orientações e pesquisa jurídica sobre o tema, que recebeu cópia do documento. “A sociedade ganha, os veículos ganham, porque é um instrumento que serve como defesa das boas práticas, além de buscar uma forma de regulamentar o que é conteúdo verídico diferenciando-o da notícia falsa”, afirmou. 

O projeto do Selo de Credibilidade conta ainda com a contribuição de outros órgãos de fiscalização e controle, bem como com organizações da sociedade civil, para que possa ter efetividade após o lançamento.

Nenhum comentário