Últimas Notícias

"ARRANCO A TAPA DO BANHEIRO FEMININO", DIZ DEPUTADO DO PSL À DEPUTADA TRANS ERICA MALUNGUINHO


Em mais uma demonstração de ignorância e falta de humanidade dos políticos do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, o deputado estadual (SP) Douglas Garcia fez uma afirmação extremamente agressiva, grosseira e transfóbica em sessão plenária ontem (3) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Em provocação à deputada eleita Erica Malunguinho, que é uma mulher transexual, ele falava em defesa do projeto de lei do deputado Altair Moraes (PRB), que quer estabelecer como critério para uso de banheiros públicos no Estado apenas o sexo biológico de uma pessoa, quando proferiu a fala extremamente desnecessária e preconceituosa.

Erica então disse ao deputado que suas desculpas não reparam as mortes de pessoas LGBTs: “Discursos como o que você proferiu nesse plenário matam vidas todos os dias. Você legitimou as práticas de violência que acontecem constantemente em relação à comunidade LGBT”, afirmou Erica.

Natural de em Pernambuco, Erica vive em São Paulo há cerca de 16 anos, tem 37 anos e foi eleita com 55.223 votos. A deputada se apresenta como militante das causas do “povo preto, indígena, lgbtqia+ e periférico”, que “foram historicamente apagados das narrativas de cidadania”.

O PSOL, partido de Erica, afirma que vai mover uma representação contra o parlamentar em sua defesa no Conselho de Ética e pede e cassação do mandato de Douglas por quebra de decoro parlamentar. 

No Facebook, a deputada classificou o posicionamento “uma manifestação de caráter transfóbico e discriminatório, a ser enquadrado, de acordo com o regimento interno, como quebra de decoro parlamentar, que pode resultar em perda do mandato”.

“Se um homem que se acha mulher entrar no banheiro em que estiver minha mãe ou minha irmã, tiro o homem de lá a tapa e depois chamo a polícia”, disse Douglas.

Nem mesmo a deputada do próprio PS, Janaina Paschoal aceitou a maneira ofensiva como o deputado se colocou e o afirmou: “A gente pode defender as ideias de uma maneira mais cautelosa, de uma forma mais cortês. Nós assumimos o compromisso, como bancada, de conversar com o colega”.

Ainda conforme informações do UOL, depois de algum tempo, Douglas Garcia pediu a palavra e se retratou. “Eu gostaria de pedir desculpas caso as palavras que eu tenha proferido hoje tenham ofendido alguém”.

Nenhum comentário