Últimas Notícias

MAIS DE 250 CRIANÇAS CARDIOPATAS AINDA ESPERAM NA FILA POR UMA CIRURGIA NO FRANCISCA MENDES


A Rede Amazônica, filiada a Rede Globo em Manaus, mostrou no sábado (06/07) o drama de mais de 250 pais que ainda aguardam na fila por uma cirurgia de Cardiopatia no Hospital Francisca Mendes, localizado na avenida Camapuã, 108 Cidade Nova, zona Norte de Manaus.

Só neste primeiros quatro meses deste ano de 2019, quinze crianças já morreram. O Ministério Público do Estado do Amazonas enviou a situação para a justiça em agosto de 2018. O Tribunal de Justiça informou para a equipe da Rede Amazônica em nota que a Juíza Rebeca Mendonça entendeu que é necessário ouvir o Estado e o Ministério Público antes de tomar qualquer decisão e que no pedido de urgência o MP, não informou nenhum caso de criança com risco de morte por esta na fila de cirurgia cardíaca. 


De acordo com a Reportagem do Jornal do Amazonas 1ª Edição, o Hospital Francisca Mendes, é o único que é referência no estado em fazer cirurgia, e esta em crise, falta equipamentos e esta praticamente sem remédios. A estrutura conta com cinco salas de cirurgia, com apenas três disponíveis. Segundo o Ministério Público, o hospital só consegue operar duas crianças e cinco adultos por semana e quando há leitos disponível.

Em nota enviada a Rede Amazônica, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) disse que reconhece a fila para cirurgia cardíaca e informou que esta adquirido equipamentos para a reativação de duas salas cirúrgicas, e oito leitos de UTI no Hospital Francisca Mendes. 

Assista a reportagem completa do jornalista Alexandre Hisayasu, com produção de Fernando Henrique e Luciane Marques, com imagens de Alexandre Pereira e apresentação de Natália Teodoro.


Por: Chagas Tardelly 

Nenhum comentário