Últimas Notícias

PREFEITURA REALIZA PRIMEIRA EDIÇÃO DA FEIRA DE HIP HOP MANAUS


A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com o grupo Opção Sonora, realizou neste domingo, 31/3, a primeira edição da Feira do Hip-Hop Manaus, no Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste.

O evento, uma das primeiras investidas da secretaria no ramo da Economia Criativa, contou com a participação de MCs, rappers, deejays e grafiteiros, que através de suas músicas, pinturas e coreografias originais, contaram um pouco da história e da importância do movimento hip-hop.

De acordo com Miguel Maia, um dos MCs presentes na feira, é importante que o município apoie o segmento. “O apoio da Prefeitura mostra à população que nossa arte é válida e também é cultura. Essas feiras tiram um pouco da visão marginalizada que a maioria das pessoas ainda tem do movimento”, disse Maia.

Para o diretor do departamento, Virgílio Melo, o evento coloca em evidência a trajetória do movimento e ainda impulsiona a Economia Criativa, que acredita ser um dos pilares principais da economia local.

“Designers, pintores, dançarinos, produtores de conteúdo audiovisual, entre outros, fazem parte desse seleto grupo de artistas que fazem a nossa economia girar. É uma das diretrizes do prefeito Arthur Virgílio Neto acompanhar e incentivar o crescimento desta área”, destacou o diretor.

Economia Criativa

O departamento de Economia Solidária e Criativa que antes cuidava de ações voltadas ao artesanato, reciclagem e ainda de um Banco Comunitário, agora passa a caminhar em direção a esta nova vertente.

A Economia Criativa é considerada um setor econômico formado por um conjunto de atividades econômicas relacionadas a produção e também à distribuição de bens e serviços que utilizam de criatividade e habilidades como insumos primários.

De acordo com a Conferência das Nações Unidas para o Comércio Internacional e o Desenvolvimento (UNCTAD), o setor é divido em quatro agrupamentos: herança ou patrimônio; artes; mídias e criação visual.

Nenhum comentário