Últimas Notícias

FUNASA REALIZA SEMINÁRIO SOBRE SANEAMENTO BÁSICO NO AMAZONAS



A universalização do acesso ao saneamento básico no Amazonas é o objetivo do "1º Seminário sobre o Saneamento no Estado". Confirmado pelo presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ronaldo Nogueira, na tarde desta quinta-feira, 11, o evento vai ser realizado na capital Manaus, entre os dias 26 e 27 de agosto. 

Segundo o superintendente da Funasa no Amazonas, Wenderson Monteiro, o evento vai discutir, junto aos gestores estaduais e municipais, a melhoria do saneamento básico nos municípios. A previsão da Funasa é aportar aproximadamente R$ 100 milhões em investimentos para o Amazonas em 2019. 

O Governo do Estado e Associação Amazonense de Municípios (AAM) apoiam a iniciativa da Fundação, que também contará com a experiência das Secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e Meio Ambiente do Amazonas (Semas), das Companhias de Saneamento do Amazonas (Cosama) e de Desenvolvimento (Ciama), além do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). 


Wenderson afirmou que reverter os indicadores que colocam estado entre os piores índices em saneamento básico no Brasil é um dos grandes desafios. "Eu viajo muito pelo Amazonas, conheço comunidades e famílias que sofrem diariamente pela falta de acesso a um saneamento digno. O trabalho nunca para, e hoje, já podemos comemorar várias ações que mudaram a vida de muitos amazonenses, seja através de um copo de água limpa, seja por um banheiro que foi aguardado durante anos", comemorou o superintendente, que na ocasião complementou dizendo que a realização deste Seminário é reforço e troca de experiências entre agentes que podem unir forças e agilizar o processo de melhorias no saneamento básico/rural no estadual.

Recentemente o presidente da Funasa recebeu o vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida Filho, na sede da Fundação em Brasília, para entre as ações trabalhar a ampliação da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (Salta-z). Uma tecnologia desenvolvida pela Funasa e que transforma água imprópria para o consumo humano em potável. Hoje a Salta-z está presente em 43 municípios dos 62 que formam o estado do Amazonas.

Os interessados em participar do seminário podem entrar em contato com: Superintendência Estadual da Funasa no Amazonas (Suest - AM), na rua Oswaldo Cruz, s/nº, Bairro da Glória e pelo telefone: (92) 3301-4116.

Nenhum comentário