PROGRAMA VEM COM A GENTE CHEGA AO BAIRRO DO TARUMÃ COM MUTIRÃO DE SERVIÇO E ATENDIMENTO ITINERANTE
O Vem Com A Gente iniciou, nesta semana, as atividades no bairro Tarumã. Este é o 18º bairro visitado pela equipe desde o início do programa, em agosto do ano passado. Com o projeto, os clientes podem solicitar diversos serviços da concessionária como o cadastro na Tarifa Social, benefício que concede 50% de desconto nas contas de água, troca de titularidade e negociação de débitos em condições flexíveis.
O atendimento itinerante funciona em frente a Escola Estadual Professor Waldocke Fricke de Lyra (Colégio da Polícia Militar), na rua Santa Helena, Comunidade Parque São Pedro, de segunda à sexta, no horário de 8h às 17h. Em paralelo, as equipes do Vem com a Gente vão de rua em rua vistoriando as ligações de água e executando serviços. O programa de atendimento itinerante da Águas de Manaus já visitou cerca de 120 mil residências, beneficiando mais de 300 mil moradores da capital.
TRABALHO CONSTANTE - O último bairro visitado pelo programa foi o Compensa, um dos maiores bairros da zona Oeste de Manaus. Durante cerca de dois meses, as equipes da concessionária visitaram mais de 25 mil residências do bairro, realizando serviços como verificação de irregularidades, substituição e instalação de hidrômetros, padronização de cavaletes, reaterro de intervenções, novas ligações e extensões de redes de água tratada.
No total, foram realizados 33.313 mil serviços, beneficiando cerca de 70 mil moradores na região. Através desse serviço de porta em porta, a concessionária conseguiu regularizar um total de 3.084 ligações de água tratada no bairro, eliminando redes irregulares e garantindo água tratada e de qualidade na torneira dos moradores. Além disso, 5.107 hidrômetros foram substituídos na Compensa.
Um ponto do bairro onde diversas ligações de água foram regularizadas é o beco do rip-rap. Localizado entre as ruas Amazonas e da Paz, o local foi ocupado há cerca de 20 anos. O abastecimento de água era um dos problemas recorrentes para os moradores da região. As tubulações irregulares foram tomando conta do beco e sem a manutenção adequada, os vazamentos expostos se espalhavam por inúmeros pontos. Quando o igarapé transbordava, as tubulações ainda eram levadas pela força das águas. A concessionária Águas de Manaus fez algumas obras para regularizar o abastecimento de água no rip-rap e implantou uma extensão de rede de 400 metros. A ação conseguiu regularizar 101 ligações, melhorando a qualidade de vida de aproximadamente 400 pessoas.
Todas as casas do rip-rap receberam hidrômetros e foram cadastrados na tarifa social, benefício que concede 50% de desconto na fatura de água. As redes implantadas pela Águas de Manaus foram envelopadas (concretadas em uma espécie de meio-fio na altura das calçadas) e ainda receberam pintura. Para completar o serviço, as tubulações irregulares foram removidas, dando novos ares ao local. Outro ponto que recebeu melhorias foi o beco São Tomé. Nele, foram 102 ligações regularizadas e uma extensão envelopada de 400 metros instalada.
DIGNIDADE - O Vem com a Gente já visitou 18 bairros da cidade, implantando cerca de 20 mil metros de extensões de rede. Locais como palafitas, becos e ocupações populares, que não possuíam abastecimento regular de água tratada, foram beneficiados em bairros como o Conjunto Cidadão 10, Cachoeirinha, Educandos, Nova Esperança, Lírio do Vale e Colônia Oliveira Machado.
“Desde que passamos a atuar em Manaus, procuramos adotar uma postura mais próxima da população. A grande maioria das pessoas que está em situação irregular quer resolver a situação. O Vem com a Gente vai de porta em porta nos bairros, comunidades, becos e ouve as demandas de quem mora ali. Assim, podemos trabalhar de maneira mais precisa, para resolver as demandas e melhorar a qualidade de vida nestes locais. Em dois anos, devemos passar por todos os bairros da cidade, garantindo que todas as pessoas tenham acesso a água de qualidade na torneira e a benefícios como a tarifa social”, destacou o diretor-presidente da Águas de Manaus, Renato Medicis.
COMBATE AO DESPERDÍCIO - Investir em melhorias como a extensão de rede nos becos e a regularização de ligações também ajuda a diminuir os índices de desperdício de água tratada na cidade. A empresa vem atuando no combate as perdas e na conscientização da população sobre a regularização de água na capital. Diariamente, 630 milhões de litros são captados do Rio Negro e tratado sob um rígido padrão de qualidade.
Do total captado, 40% acaba se perdendo por conta de ligações irregulares e mau uso. Outro ponto que ajuda a diminuir o desperdício é o trabalho para o conserto de vazamentos nas redes de abastecimento, sejam estes visíveis ou não. As equipes da empresa atuam diariamente nas ruas da capital, em três turnos. Por dia, a Águas de Manaus realiza em média 1300 serviços para melhorar o abastecimento de água e a coleta e tratamento de esgoto em Manaus.
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