Últimas Notícias

AMAZONAS ENERGIA INAUGURA CENTRO DE INTELIGENCIA DA MEDIÇÃO EM MANAUS


A Amazonas Energia inaugurou nesta quarta-feira (14), o “Centro de Inteligência da Medição (CIM)” em Manaus. O evento foi realizado na Sede do Departamento de Inteligência da Medição da Distribuidora, localizado na Av. Efigênio Sales, Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul de Manaus.

Este projeto em parceria com a Siemens, tem como objetivo a recuperação de perdas comerciais e da receita da Distribuidora. O CIM utilizará ferramentas tecnológicas de última geração como: machine learnings, inteligência artificial e automatização de processos que irão possibilitar a análise e identificação das irregularidades na medição. Após identificada a irregularidade por meio do CIM, as equipes de campo serão direcionadas para inspeção munidos de informação precisa para execução da atividade de inspeção e fiscalização.

Este trabalho contará com o apoio da Delegacia Especializada Contra Furto de Serviços (DECFS) e do laboratório inaugurado no dia 20 de maio deste ano para verificações metrológicas em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (IPEM-AM), para análises técnicas dos equipamentos de medição da energia elétrica.


Segundo o Diretor-Presidente Tarcísio Rosa, a inauguração deste novo laboratório é mais um grande avanço da Amazonas Energia no combate às perdas de energia. “A partir de agora teremos grandes ferramentas, com tecnologia de ponta para avaliação técnica em medidores de energia elétrica, com emissão de laudos e relatórios técnicos, possibilitando de forma mais eficaz, o processo de inspeções no combate a fraude em equipamentos de medição”, apontou.

“Este novo Centro de Inteligência possibilitará melhores resultados e mais agilidade no processo de fiscalização. A Amazonas Energia tem como um de seus principais desafios, a redução do índice de perdas de energia, e para isso, vem desenvolvendo um programa intenso de inspeção e regularização de unidades consumidoras”, acrescenta o Diretor-Presidente.

“A Siemens sente-se orgulhosa em fazer parte de mais essa iniciativa da Amazonas Energia em prol do fornecimento de uma energia confiável e de qualidade para os consumidores. É nosso papel contribuir com essa ação oferecendo equipamentos e soluções de ponta, como nossa plataforma digital EnergyIP, possibilitando ao máximo o combate a fraudes e perdas de energias”, avaliou o Vice Presidente da área de Smart Infrastructute da Siemens, Sérgio Jacobsen.

O CIM proporcionará maior agilidade na análise técnica de medidores que apresentam suspeita de fraude ou erro na medição. Os processos de análises de medição são regulamentados pela resolução n. 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Os principais benéficios para os clientes da Amazonas Energia, serão a qualidade de fornecimento, assim como maior segurança da rede elétrica e na redução no custo da energia elétrica, impactando de uma forma extremamente positiva para a sociedade amazonense.

A Amazonas Energia orienta que as denúncias de furto de energia podem ser realizadas por meio das centrais de atendimento da Empresa, pelo telefone 0800 701 3001, pelo aplicativo de celular “Amazonas Energia” disponível no Google Play e App Store, pelo canal de denúncias do site no link http://www.amazonasenergia.com/cms/index.php/portal-do-cliente/fale-conosco/denuncia-de-fraude/ ou pelos telefones da Delegacia Especializada no Combate Ao Furto de Energia, Água, Gás e Serviços de Telecomunicações (DECFS) 3622-7837 / 3622-7303.


A Distribuidora destaca que o combate às perdas de energia só é possível com o envolvimento de toda a sociedade. O furto de energia e a fraude de medidores são tipificados como crime conforme o código penal brasileiro, artigos 155 e 171. Todos pagam a conta do furto de energia praticado em residências, comércios e indústria. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) inclui nos cálculos da tarifa de energia parte das perdas por irregularidades. Os efeitos das ligações clandestinas são danosos para a Amazonas Energia e todos os consumidores. Diversas ocorrências de interrupção de energia são provocadas por esta prática ilegal.

Nenhum comentário