Últimas Notícias

FCECON LANÇA CARTILHA COM EXERCÍCIOS PARA PACIENTES COM INCONTINÊNCIA URINÁRIA


Pacientes em tratamento na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) que enfrentam dificuldades com a incontinência urinária contam, a partir desta quinta-feira (14/11), com uma cartilha com exercícios que vão auxiliar no trabalho fisioterápico e de reabilitação. O Serviço de Fisioterapia desenvolveu o material, que está disponível gratuitamente no site da Fundação e será entregue aos pacientes, em alusão à campanha Novembro Azul.

A incontinência urinária é a perda involuntária da urina pela uretra. Na FCecon, segundo o gerente da Fisioterapia, fisioterapeuta Augusto dos Santos, a disfunção é comum em homens com câncer de próstata e que passam por cirurgia. Nas mulheres, o problema ocorre em pacientes com câncer de colo do útero ou que fizeram a histerectomia, que é a retirada do útero indicada em casos de neoplasia maligna.

Na avaliação do diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, o desenvolvimento de cartilhas para os pacientes auxilia no tratamento e reforça a preocupação que a Fundação tem com a população. “São materiais que vão auxiliar ainda mais nossos pacientes, além das consultas, exames e tratamento que oferecemos. Nosso objetivo é melhorar e dar melhor assistência à população que procura o hospital”, destacou.

Atendimento – O Serviço de Fisioterapia atende, em média, 20 pacientes com incontinência urinária, entre homens e mulheres, semanalmente. A alta demanda de pessoas com a disfunção levou a Fundação a preparar o material. Segundo Augusto dos Santos, o objetivo é fazer uma educação continuada nesse tema.

A cartilha tem seis páginas com explicações do que é, o que leva à incontinência urinária e cerca de oito exercícios que o paciente já faz nas sessões de fisioterapia na FCecon e que poderão ser reforçados em casa.

“São todos exercícios com o intuito de fortalecer a parte pélvica, para o paciente se autoconhecer, conhecer o próprio corpo, e também contrações, com o intuito de gradativamente melhorar a qualidade de vida dele, tirando o uso de fraldas, e permitir a ele ter uma vida normal”, explica o gerente de Fisioterapia da FCecon.

Tratamento – O processo para controlar a incontinência urinária leva até um ano com o monitoramento do paciente e o fortalecimento da região pélvica. Com a cartilha em mãos, é possível aprimorar essa reabilitação com as atividades em casa.

“O próprio paciente vai sentir a melhora, com o não uso da fralda, poucas vezes com incontinência urinária noturna, e aí ele passa a ter uma vida normal. De seis meses a um ano, a gente consegue uma melhora bem satisfatória no paciente”, ressalta o fisioterapeuta da Fundação.

No mutirão de consultas urológicas que a Fundação Cecon vai realizar no próximo dia 23 de novembro, os homens que participarem vão receber a cartilha.

Informação – Esta é a terceira cartilha que a FCecon desenvolve e disponibiliza aos pacientes em 2019. Neste ano também foram formuladas as cartilhas sobre a conização, que é uma pequena cirurgia para a retirada de lesões precursoras de câncer de colo uterino; e a de exercícios para mulheres que passaram por mastectomia, que é a retirada de uma ou das duas mamas.

Os três materiais estão disponíveis para download no site da unidade hospitalar (http://www.fcecon.am.gov.br/)

Nenhum comentário