Últimas Notícias

GRUPO ATLETADOADOR DE SANGUE LOTAM SEDE DO HEMOAM EM MANAUS NESTE SÁBADO (14/12)


Neste sábado (14/12) das 8h ás 17h na sede do Hemoam, na avenida Constantino Nery s/n no bairro Chapada, zona centro sul de Manaus  acontece mais uma edição da campanha das Superdoadoras- Solidariedade em Dobro.

O evento tem como objetivo sensibilizar e atrair novas pessoas para realizar doações de sangue juntos com um grupo de atletas corredores de ruas doadores de sangue formado por mais de 500 membros que na manhã neste sábado lotaram a sede do Hemoam.


Com a chegada das festas de fim de ano e o Carnaval se aproximando, a procura por sangue aumenta ainda mais nos hospitais que atendem urgência e emergência na capital.

Foi com base neste pensamento que surgiu o Grupo de Atletadoador sem fins lucrativos que já existe há quase uma década em Manaus ajudando pessoas que necessitam de doação de sangue. 


Para Silvana idealizadora do projeto, a ideia vai além da doação sangue, mas de uma forma de unir e confraternizar os atletas nesta época de fim de ano. "É uma coisa sensacional ajudar o próximo que as vezes nem conhecemos. Com este gesto ajudamos famílias aflitas que estão com parente em enfermo e o nosso objetivos é este, realizar doações no meio de um grupo alegre, maravilhoso que só pensa no bem estar do próximo. Posso dizer que a nossa família atende a sua", destacou.


Para doar existe uma classificação de tipos de sangue de acordo com a presença ou ausência de aglutininas, também chamadas de anticorpos ou proteínas no plasma sanguíneo. Assim, o sangue pode ser classificado em 4 tipos de acordo com o sistema ABO em:

Sangue A: é um dos tipos mais comuns e contém anticorpos contra o tipo B, também chamado de anti-B, só podendo receber sangue de pessoas do tipo A ou O;

Sangue B: é um dos tipos mais raros e contém anticorpos contra o tipo A, também chamado de anti-A, só podendo receber sangue de pessoas do tipo B ou O;

Sangue AB: é um dos tipos mais raros e não possui anticorpos contra A ou B, o que significa que pode receber sangue de todos os tipos sem que haja reação;
Sangue O: é conhecido como o doador universal e é um dos tipos mais comum, possui anticorpos anti-A e anti-B, só podendo receber sangue de pessoas do tipo O, caso contrário pode a aglutinação das hemácias.


As pessoas com sangue do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa mas só podem receber doações de pessoas com o mesmo tipo de sangue. Por outro lado as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa mas só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo. É importante que a transfusão só seja feita em pessoas que possuem compatibilidade, caso contrário pode haver reações transfusionais, o que pode gerar complicações.



De acordo com o tipo sanguíneo, existem diferentes tipos de alimentação que pode ser mais adequados. Veja como deve ser a dieta para pessoas com sangue A, sangue B, sangue AB ou sangue O.


Para ser um doador é preciso:

- Estar com boa saúde, alimentado e descansado.
- Ter entre 18 e 69 anos (exceto gestantes).
- Pesar acima de 50 kg.
- Levar um documento oficial com foto.
- Passar pela triagem clínica no banco de sangue.


Intervalos para doação:

- Homens – 60 dias (até quatro doações por ano).
- Mulheres – 90 dias (até três doações por ano).


O evento vai até as 17h de hoje (14/12) na sede do Hemoam, na avenida Constantino Nery s/n no bairro Chapada.

Nenhum comentário