Últimas Notícias

CIGARRO ELETRÔNICA QUADRUPLICA CHANCES DE JOVENS PROCURAREM CIGARROS CONVENCIONAIS


Um alerta emitido pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), na última semana, aponta que a chance de um jovem começar a fumar cigarros convencionais a partir do uso de dispositivos eletrônicos é quadruplicada. O presidente interino da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), médico mastologista Jesus Pinheiro, explica que o produto contém nicotina, droga que causa dependência, entre outras substâncias nocivas à saúde. “Por isso, é importante esclarecermos a sociedade quanto aos riscos do uso de cigarros eletrônicos, que têm se tornado uma febre em vários países”.

Pinheiro destaca que, segundo o Inca, órgão subordinado ao Ministério da Saúde, os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) contêm aditivos e substâncias tóxicas e funcionam com bateria, que ajuda a aquecer um líquido composto, geralmente, por nicotina, propilenoglicol ou glicerol, o qual gera um aerossol, inalado pelo usuário, causando danos em todo o aparelho respiratório a longo prazo.

“Lembramos que algumas dessas substâncias, assim como o cigarro, são cancerígenas, ou seja, aumentam significativamente os riscos de se desenvolver um câncer, se consumidas com freqüência”, destacou o especialista.

Entre elas, estão: formaldeído, acetaldeído, nitrosaminas, metais pesados. O alerta do Inca aponta que, no caso dos cigarros aquecidos inclui-se o tabaco, classificado pela International Agency for Research on Cancer (IARC) como cancerígeno para os humanos (Grupo 1) e a liberação de monóxido de carbono, amônia e benzeno.

O monóxido de carbono é uma substância produzida como fumaça dos veículos e é considerada altamente tóxica, podendo causar, além de câncer, inúmeras outras doenças respiratórias. “Além disso, destacamos que a fumaça que é produzida por cigarros comuns, dispositivos eletrônicos e cigarros aquecidos não atinge apenas o fumante, mas todos que estão no ambiente, incluindo crianças”, salientou Jesus Pinheiro.

O especialista explica que, equivocadamente, algumas pessoas utilizam os cigarros eletrônicos no processo de abandono do tabagismo, metodologia que não garante que o processo de forma bem-sucedida.

No alerta do Inca, o órgão esclarece que “não há evidência científica suficiente e definitiva que indique o uso de DEF para a cessação do tabagismo (entendido como dependência à nicotina)” e destaca que “recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou que as informações acerca do uso de DEFs como ferramenta de cessação são inconclusivas e que não há clareza se esses produtos têm algum papel na cessação do tabagismo”. Além disso, reforça o Inca, esses dispositivos têm causado uma epidemia de uso de nicotina, principalmente entre os jovens, em outros países.

Ele destacou, ainda, que a Lacc apoia as campanhas de combate ao tabagismo e incluirá o tema nas palestras ministradas em escolas e empresas, para conscientizar a população sobre os malefícios do produto eletrônico e seus derivados. O alerta do Inca está disponível no seguinte endereço eletrônico: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//nota_tecnica_inca_defs.pdf .

Já conhece a Lacc?

A Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) foi fundada em 1955. Entre os projetos sociais financiados a partir da doação de colaboradores à Lacc, destacam-se: aluguéis sociais para pacientes de fora que buscam tratamento em Manaus; pagamento de transporte fluvial e terrestre; doação de cestas básicas mensais às famílias em situação de vulnerabilidade; compra de alimentação especial para pessoas pré-cadastradas pelo Serviço Social da FCecon; suporte às ações de prevenção e cuidados paliativos da unidade hospitalar; distribuição diária de lanches na FCecon no horário da manhã; campanhas voltadas à recuperação da auto-estima dos pacientes, entre outros.
As doações à ONG podem ser feitas através do site www.laccam.org.br ou pelo telefone (92) 2101-49

Nenhum comentário