Últimas Notícias

GOVERNADORES CUMPREM 18% DAS PROMESSAS NO 1º ANO DE MANDATO, DIZ G1


No primeiro ano de mandato, os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal cumpriram 18% das promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2018. É o que mostra levantamento feito pelo G1 considerando os 1.158 compromissos assumidos pelos então candidatos antes de serem eleitos. A relação completa por estado está na página especial “As promessas dos políticos“.

O G1 informou que levantou todas as promessas de campanha dos candidatos e separou o que pode ser claramente cobrado e medido.

Os dados mostram ainda que 18% das promessas foram cumpridas parcialmente durante o primeiro ano de gestão – o que significa que ainda há pendências para que o trabalho seja considerado entregue.

Já as promessas que ainda não foram cumpridas pelos governos estaduais são 63%. Os compromissos que ainda não puderam ser avaliados chegam a quase 2%. O total dos percentuais dá mais de 100% por conta da aproximação.

Em números absolutos, o resultado da avaliação das promessas é:

Total de promessas: 1.158
Cumpridas: 206
Cumpridas em parte: 206
Não cumpridas ainda: 724
Não avaliadas: 22

O G1 acompanha durante os quatro anos de mandato os cumprimentos das promessas de campanha dos políticos na página especial “As promessas dos políticos”.

Quais são os critérios para medir as promessas?

– Não cumpriu ainda: quando o que foi prometido não foi realizado e não está valendo/em funcionamento.
– Em parte: quando a promessa foi cumprida parcialmente, com pendências.
– Cumpriu: quando a promessa foi totalmente cumprida, sem pendências.

Ou seja, se a promessa é inaugurar uma obra, o status é “cumpriu” apenas se a obra já tiver sido inaugurada; caso contrário, é “não cumpriu”. Se a promessa é construir 10 hospitais e 5 já foram inaugurados, o status é “em parte”. Se a promessa é inaugurar 10 quilômetros de uma rodovia e 5 quilômetros já foram entregues à população, o status é “em parte”.

Observação: há casos em que não é possível avaliar o andamento da promessa, e o status é dado como “não avaliado”.

Quais promessas são levadas em conta?

Promessas feitas durante a campanha: ou seja, o que o candidato promete em discursos, entrevistas, planos de governo, enquanto ainda não foi eleito. Promessas entre a eleição e a posse: em alguns casos, são consideradas promessas pontuais feitas em ocasiões como o discurso de posse, desde que elas não signifiquem uma redução do que foi prometido na campanha.

Veja aqui o que diz o G1 sobre promessas do governador do Amazona.

FONTE: G1 Nacional

Nenhum comentário