Últimas Notícias

PRESIDENTE DO INSTITUTO IAPOAM SE REÚNE EM BRASÍLIA COM LIDERANÇAS POLÍTICA EM BUSCA DE MELHORIAS


A Presidente do Instituto de Apoio aos Povos Originários da Amazônia (Iapoam) Kamila Prestes Mura se reuniu na primeira quinzena de fevereiro no Distrito Federal em Brasilia com varias lideranças políticas  para defender e solicitar recursos para os povos indígenas do Estado do Amazonas.

Durante os encontros, Kamila visitou o Presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), pautando as ações do espaço da Funai em Manau que está desativado por alguns anos. Também foi solicitado o espaço para o Centro de Referência de Atendimento Social aos Povos Indígenas do Amazonas (Crespin), que dará acesso aos Povos Indígenas aonde se concentrará atendimento Social, Jurídico, oportunidades de cursos de qualificação para os nossos Jovens indígenas, encaminhamentos com secretarias que fazem parceiras do Iapoam.


"Nossas vindas para Brasília não estão sendo em vão, estamos conquistando muitos recursos para os nossos parentes tanto em Manaus, quanto nos interiores do Estado do Amazonas mais distantes de nossa região. Nosso trabalho é pequeno porém temos a certeza de render grandes frutos para os nossos povos viverem cada vez melhor", afirmou Kamila Mura.

II Encontro das mulheres Indígenas Muras


Ainda na mesma quinzena de fevereiro, Kamila Mura participou do II Encontro das Mulheres Indígenas Muras, no Rio Madeira (distante 480 quilômetros da capital Manaus).

O encontro contou com a presença de lideranças de caciques, tuxauas onde foram debatidos assuntos como: O empoderamento das mulheres indígenas, empreendedorismo indígenas, a valorização do povo Mura do Rio Madeira, abordando a violências infantil indígenas, violência doméstica nas aldeias.

"Nosso encontro foi espetacular, aqui foi debatido vários assuntos do nosso cotidiano indígenas para os nossos parentes. Foi um encontro voltado para tratamos dos direitos das mulheres, porém tivemos a presença de muitos líderes Homens, isso mostra a força que a mulher vem conquistando na sociedade e na comunidade indígena não é diferente. Estamos muitos satisfeitos com todos os resultados", destacou Kamila.


O II Encontro das Mulheres Indígenas Muras do Rio Madeira aconteceu na sede dos representantes das Mulheres Mura do Rio Madeira no Amazonas, foram três dias de debates lutando pelo os direitos das mulheres indígenas que são minorias na sociedade.

Nenhum comentário