Últimas Notícias

OBESO MÓRBIO, DE DIEGO BAUER E RICARDO MANJARO, ESTREIA NA INTERNET NESTA QUARTA-FEIRA (08/04)


Depois de uma passagem pelo circuito de festivais brasileiros, o curta-metragem “Obeso Mórbido”, dirigido por Diego Bauer e Ricardo Manjaro, será disponibilizado na internet nesta quarta-feira, 8 de abril, nos sites Vimeo e YouTube. Ao todo, o filme passou por sete festivais, dentre eles alguns dos de maior prestígio no mercado nacional: 22ª Mostra de Tiradentes, 26º Festival de Vitória, 23º Cine PE, 19º Goiânia Mostra Curtas, 10ª Semana de Cinema (Rio de Janeiro), Maranhão na Tela 2018 – Prêmio de Melhor Ator para Diego Bauer e II Mostra Internacional de São Luís – Melhor Som para Lucas Coelho e Heverson Batista.

O curta de 14 minutos é uma produção da Artrupe e Duplofilme, com o apoio da Manauscult através do Concurso-Prêmio Manaus de Audiovisual, e 602 Filmes. Ele conta a história real de Diego Bauer, que era obeso mórbido, chegando a pesar 125 quilos, e que após uma mudança de hábitos alimentares e rotina de exercícios físicos emagreceu 43 quilos. Misturando elementos de documentário e ficção, o filme apresenta de que maneira o personagem encara a situação de ter um corpo muito diferente do que era, e dentro de um padrão que é legitimado nas redes sociais.

Para Diego Bauer, a trajetória que o filme teve nos festivais foi satisfatória: “Eu e o Ricardo sempre tivemos como meta um filme que fosse de fácil identificação, que dialogasse sobre as inseguranças que as pessoas têm com o próprio corpo. E pra gente, uma das maneiras de fazer com o que filme fosse visto em mais lugares seria passando em festivais, e que bom que isso aconteceu neste filme. Passar em Tiradentes, Cine Pe, Vitória, festivais que eu sempre acompanhei apenas à distância, foi um grande privilégio”, explica Bauer.

Tendo como referência diretores como Esmir Filho, David Cronenberg e Olivier Assayas, “Obeso Mórbido” busca criar relações com o protagonista inseguro com a própria aparência mais através de elementos sensoriais, visuais e sonoros, texturas, do que pela narrativa. No curta não há diálogos.


Agora disponível na internet, “Obeso Mórbido” poderá levantar discussões para o grande público, o que sempre fez parte da concepção do projeto: “Enquanto a gente realizava o filme, sempre estava na nossa cabeça a ideia de um filme pensado pro público. É pra ser fácil de assistir, pra que o público tenha uma relação mais fácil e direta. Fizemos o filme pensando nisso. Então esse momento gera muita expectativa, pois acredito que o assunto é muito mais amplo do que uma mudança de peso, mas a maneira como nos relacionamos com os nossos corpos, como isso vira uma moeda de troca nas redes sociais, e como na verdade todo mundo tem insegurança com o próprio corpo”, finaliza Bauer.

“Obeso Mórbido” será disponibilizado às 10h da manhã de quarta-feira, 8 de abril, nos canais da Artrupe no Vimeo e Youtube.

FICHA TÉCNICA:

Roteiro e Direção: Diego Bauer & Ricardo Manjaro
Empresa Produtora: Artrupe Produções & Duplofilme
Nome em Inglês: Morbid Obese
Duração: 14:53
Elenco: Diego Bauer, Victória Muller, Wallace Abreu
Produção: Tercio Silva
Direção de fotografia: Jimmy Christian
Montagem: Eduardo Resing
Direção de arte: Francisco Ricardo
Figurino: Paulo Oberdan
Desenho de Som e Mixagem: Lucas Coelho
Correção de cor: João Gabriel Riveres
Som direto: Heverson Batista
Assistência de direção: Bernardo Abinader
Assistência de fotografia: Valentina Ricardo e Robert Coelho
Assistência de produção: Márcia Manuela
Assistência de arte: Rafael Dias

senha: instagram

Nenhum comentário