Últimas Notícias

QUANTIDADE DE RESPIRADORES DISPONIVEL EM MANAUS NÃO É SUFICIENTE PARA ATENDER POPULAÇÃO, DIZ SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE


O governo do Amazonas divulgou nesta quinta-feira (2) que a rede de saúde do Estado possui 482 respiradores na capital, sendo que 90 deles estão em manutenção. Com 392 em funcionamento, o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, avaliou que a quantidade não é suficiente para atender toda a população. No interior, 24 ventiladores estão distribuídos nos polos-base.

“Eu devo dizer à população: não é suficiente. Principalmente se tratando de uma pandemia que é nova em todo mundo”, afirmou o secretário.

Ele acrescentou que o Governo está “brigando com outros estados e com outros países” para fazer a aquisição de mais equipamentos - também chamados de ventiladores pulmonares, que ajudam o paciente quando há algum problema no sistema respiratório.

O número de casos confirmados do novo coronavírus no Amazonas subiu para 229, segundo novo balanço divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde na tarde desta quinta-feira (2). O aumento entre quarta-feira e esta quinta é de 29 novos contaminados. São três mortes pela doença.

Segundo Tobias, apenas 69 dos 392 respiradores disponíveis na rede são destinados ao uso exclusivo em pacientes diagnosticados com Covid-19. Ele anunciou ainda que, até o dia 15 de maio, o Hospital Delphina Aziz deve concentrar “pelo menos 300 leitos de UTI com respiradores”.

“A população continua com sua vida. Temos causas externas, acidentes, pessoas que infartam ou agravam nas suas doenças crônicas. Então a gente pede que a população se sinta responsável e fique em casa para ajudar o sistema de saúde”, disse.

Nenhum comentário