Últimas Notícias

QUASE TRINTA POLICIAIS DO AM TESTARAM POSITIVO PARA COVID-19, E CINCO MORRERAM


No Amazonas, 27 servidores da segurança pública já testaram positivo para Covid-19. O balanço foi divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) nesta quarta-feira (22). Em todo o estado, são mais de 2,4 mil casos confirmados da doença - as mortes ultrapassaram a marca de 200 até a manhã desta quinta-feira (23).

De acordo com o boletim da SSP, entre os contaminados estão policiais civis, militares e bombeiros. Destes, cinco profissionais já morreram no Amazonas. Um deles foi o tenente José Nildo, de 47 anos, que morreu no último dia 13 de março. Ele não tinha nenhum histórico de doenças pré-existentes.

Além do tenente, a Secretaria de Segurança detalhou que entre os mortos estão outros dois PMs e dois servidores lotados diretamente dentro da SSP.

O Amazonas já teve também registro de policial curado da Covid-19. É o caso do delegado Ivo Martins, da Polícia Civil, que chegou a ter o vírus, mas já está fora do período de transmissão e voltou às ruas para atuar.

Na última semana, a Associação de Praças do Estado do Amazonas (Apeam) denunciou que mais de 500 policiais militares, distribuídos nas 30 Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) do estado, estavam operando sem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Policiais militares contaram, ainda, que após casos confirmados do coronavírus na corporação, profissionais que tiveram contato com os pacientes positivos não foram testados ou entraram em isolamento social.

“Policiais estão tendo contato com pessoas infectadas, mas não estão sendo testados. Há diversos policiais trabalhando com os sintomas. Os policiais que tiveram contato com outros militares diagnosticados com Covid-19 podem já estar contaminados e serem assintomáticos, agindo como vetor de transmissão para a população”, disse o presidente da (Apeam), Gerson Feitosa.

À época, a Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam) e o Comando Geral da Polícia Militar informaram, por meio de nota, que a distribuição de Equipamentos de Proteção individual (EPI) para policiais militares em serviço era feita desde o fim de março, e que eram feitos mutirões de limpeza interna e externa de "todas as viaturas táticas e especializadas, lanchas e unidades operacionais, incluindo a higienização com aplicação de ozônio, que diminui as chances de proliferação do novo coronavírus".

Testes rápidos para policiais

No início de abril, o Amazonas adquiriu 10 mil testes rápidos para o diagnóstico de coronavírus. Os insumos fazem parte do primeiro lote de 30 mil exames adquiridos com recursos próprios do Governo do Estado. Profissionais de saúde da rede pública, pacientes graves com suspeita de Covid-19 e policiais militares têm prioridade na realização desses testes, segundo a FVS-AM.

Os testes são realizados na Unidade de Saúde do Comando Geral, localizada no bairro Petrópolis, segundo o governo.

Nenhum comentário