Últimas Notícias

GUARDA MUNICIPAL ENCONTRA ARRAIA GIGANTE NA PONTA NEGRA EM MANAUS


Um Guarda Municipal de Manaus fotografou na tarde desta segunda-feira (27/04) na orla da praia da Ponta Negra, zona Centro Oeste de Manaus uma arraia gigante. O peixe foi visto visto na beira da praia nas águas escura do Rio Negro no Amazonas. 

A Ponta Negra, está com a praia interditada desde o dia 22/3. A medida é parte das determinações do prefeito Arthur Virgílio Neto para estimular o isolamento social e proteger a população do contágio pela doença. A interdição foi alinhada entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). 


Espécies

Há mais de trezentas espécies de arraias, que se dividem em grupos, como arraias-elétricas, arraias-prego e peixes-serra. Podem ter vários tamanhos. As menores têm menos de 50 centímetros, e a arraia-jamanta mede 7 metros da ponta de uma barbatana à outra.

A maioria das arraias tem a pele áspera. Sua cor pode ser uniforme ou com padrões. As arraias-elétricas têm a pele lisa e órgãos elétricos, perto da cabeça, que dão fortes choques nos inimigos e predadores. Têm a cauda fina e às vezes longa, lembrando um chicote. As arraias-prego têm uma cauda delgada que apresenta um ou mais espinhos serrilhados com glândulas de veneno na base. Os peixes-serra têm o focinho em forma de serra, que é usado principalmente para caçar.

As arraias costumam ficar parcialmente enterradas na areia ou no lodo no fundo do mar. Alimentam-se de pequenos peixes, crustáceos e camarões. Quando a presa se aproxima, a arraia emerge rapidamente da areia e a abocanha. Embora as fêmeas da maioria das espécies de arraias deem à luz pequenos peixes, algumas põem ovos.

Bicho Preguiça


Com a interdição temporária do Complexo Turístico Ponta Negra, em razão do isolamento social devido a pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, um ilustre morador de uma árvore do espaço turístico, um bicho-preguiça, aproveitou para passear no calçadão e, em seguida, retornar, calmamente, ao seu habitat. A cena chamou a atenção dos servidores do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), órgão da Prefeitura de Manaus que gerencia o espaço, e de guardas municipais, que seguem a serviço no local.

Segundo o guarda municipal Adriano Gomes, que fez o registro em foto e vídeo, como a área encontra-se sem movimento, o filhote desceu das árvores. “Há um outro casal habitando o espaço. Estava quente no dia em que o filhote desceu em busca de outra árvore, mas ele acabou se perdendo e indo passear no calçadão”, contou o servidor, que presenciou a cena na última sexta-feira, 24/4.

Nenhum comentário