Últimas Notícias

JOVEM GAY DOA SANGUE PELA PRIMEIRA VEZ: "EXPERIÊNCIA MUITO GRATIFICANTE"


O jovem gay Matheus Cardoso teve a experiência de doar sangue pela primeira vez. A ação ocorreu após o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubar as restrições de doação de sangue por homens gays.

Matheus fez a primeira doação no banco de sangue do Hemolagos nesta quarta-feira (13) em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. Em entrevista ao G1, o jovem afirmou que vim aqui e tive uma experiência muito gratificante de poder ajudar o próximo doando o meu sangue, exercendo o meu papel de cidadão”.

Matheus, que atua como superintendente de políticas públicas LGBTI+ em Cabo Frio, participou da campanha “Sangue bom é sangue sem preconceito” para incentivar a doação de sangue pelas pessoas LGBTI+ e ajudar no abastecimento dos bancos de sangue de todo o Brasil, que precisam de doações especialmente no período de isolamento social.

O diretor do Hemolagos, doutor Marcelo Paiva, considera que “a decisão do STF, por sete a quatro, de permitir a doação de sangue de homens homoafetivos é um instrumento de cidadania. A triagem de doação de sangue deve ser feita pelo comportamento sexual de risco. O comportamento sexual de risco continuará valendo para que nós não habilitamos um doador, em função das doenças sexualmente transmissíveis pelo sangue”.

Nenhum comentário