Últimas Notícias

SUSAM MENTIU OS NÚMEROS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE INFECTADOS COM COVID-19, DIZ MARCELO SERAFIM


A secretaria de saúde distribui release para a imprensa informando que 1279 profissionais da saúde, testaram positivo isso representaria apenas 5,5% dos 23.000 servidores. No entanto. Segundo o Vereador Marcelo Serafim, o dado mostra uma manipulação grosseira por parte da secretaria: ”Toda pesquisa se baseia em um tamanho de amostra. Só passo dizer que 5,5% dos profissionais estão infectados se tivesse testado 100% desses profissionais. 

A análise correta que a Susam não fez, ou por desconhecimento ou má fé é que dos 2.452 profissionais testados na escola de enfermagem e UEA 743 testaram positivos, ou seja, 30,3% dessa amostra. É bem verdade que essas pessoas apresentaram sintomas, mas temos uma enorme quantidade de profissionais que mesmo com sintomas não conseguem fazer seus exames na rede de saúde o que nos deixa claro termos um quadro muito pior”.


Outro problema levantado por Marcelo é sobre a sensibilidade do teste rápido. “Todos nós sabemos que esses testes possuem uma janela imunológica considerável e que boa parte das pessoas só positivam a partir do 10º dia de sintomas e muitos só a partir de 15 dias, ou seja, estamos diante de uma quantidade considerável de testes falso negativos que se forem repetidos com um intervalo de 7 dias vão positivar” conclui Marcelo Serafim.

Nenhum comentário