Últimas Notícias

VÍDEO: PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO AM, "BRASIL CONTA COMIGO" JÁ ESTÃO SEM RECEBER


Profissionais da saúde que integram o programa “O Brasil conta Comigo”, enviados ao Amazonas para atuar no combate à Covid-19 na rede pública que passava por colapso, afirmam que estão sem receber pagamento há um mês. Em nota, o Ministério da Saúde disse que os salários serão pagos no primeiro dia útil de julho.

Os primeiros 16 profissionais de saúde, entre enfermeiros, médicos e fisioterapeutas, chegaram a Manaus no dia 4 de maio e começaram a trabalhar apenas no dia 20. A demora ocorreu em razão de trânsitos burocráticos, de acordo com os relatos.

Um boletim do Ministério da Saúde aponta que os contratados teriam direito a benefícios como seguro de vida, insalubridade e adicional noturno. De acordo com os profissionais, esses benefícios não aparecem no contracheque.

Alguns profissionais ouvidos pela reportagem afirmam que estão trabalhando há mais de um mês, mas até agora não receberam salário.

“A sensação é frustrante, de desânimo, de tristeza e de muito medo ainda de não receber o que foi cumprido a nós”, disse um profissional que não quis ter o nome identificado.

Um outro profissional diz: "Muitas pessoas já pediram empréstimos, outros colegas também estão super endividados e fazendo mais dívidas, e sempre promessas em cima de promessas, e nada de prazos, complicado”.

“Quando estamos no trabalho, a gente se concentra, a gente tenta fazer o melhor possível, mas a gente chega no trabalho e sai de lá muito abalado, principalmente na saída né, ficamos naquela sensação de impotência e frustrantes diante de tudo que estamos passando”, relatou um outro profissional, que também pediu para não ser identificados.

O Ministério da Saúde informou, por meio de nota, que, na última quarta-feira (24), o depositou na conta dos profissionais que estão atuando no estado do Amazonas os valores correspondentes as diárias do dia 20 de junho a 7 de julho. O salário será pago no primeiro dia útil de julho referente ao mês de junho trabalhado, ainda conforme a nota, bem como o valor proporcional ao mês de maio em que ficaram à disposição do Ministério da Saúde.


"Cabe esclarecer ainda que os profissionais foram recrutados, contratados e enviados emergencialmente para Manaus para resolver uma situação de desassistência e, por isso, foram encaminhados antes da assinatura dos contratos para que pudessem passar por capacitação e testagem para Covid-19. No intuito de assegurar o respeito às leis trabalhistas, as atividades laborais se deram somente após a regularização da cobertura contratual e resultado dos exames de investigação para Covid-19", informou a nota.

A Secretaria Estadual de Saúde afirma que, até agora, o programa "Brasil Conta Comigo" enviou 267 profissionais de saúde para o Amazonas. Desses, 108 já desistiram e voltaram para casa. Os outros 159 continuam atuando no sistema público de saúde do estado. Eles ficam hospedados em um hotel -- com diárias, hospedagem e alimentação oferecidas pelo Governo Federal.

Panorama da Covid-19

Pela primeira vez em quase três meses, Manaus não registrou nenhuma morte por Covid-19 em 24 horas. A última vez em que a capital ficou sem registro de óbitos foi no dia 29 de março, quando os registros eram de cinco mortes e 140 casos. No dados desta quarta-feira (24), Manaus tem 26.153 infectados e 1.735 mortos pelo vírus.

Em todo o estado, são mais de 66,7 mil infectados pelo novo coronavírus, segundo boletim epidemiológico consolidado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). Somente na quarta (24), foram 1.691 novos casos de Covid-19.

Dos 66.764 casos confirmados no Amazonas até esta quarta-feira (24/06), 26.153 são de Manaus (39,17%) e 40.611 do interior do estado (60,83%).

FONTE: G1 Amazonas

Nenhum comentário