Últimas Notícias

CONFIRA O QUE VAI REABRIR A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA (06/07) EM MANAUS


O quarto e último ciclo do plano de reabertura gradual do comércio e atividades não essenciais em Manaus terá início nesta segunda-feira (6). A flexibilização da quarentena na capital começou no dia 1º de junho, quando o Governo do Amazonas autorizou a reabertura de atividades comerciais incluídas no primeiro ciclo do plano estadual.

Desde lá, atividades econômicas incluídas nos três primeiros ciclos do plano já tiveram o atendimento ao público permitido. A medida acompanha a redução nos números da Covid-19 no Estado, que registrou queda nas taxas de internações pela doença por seis semanas seguidas. Até sexta-feira (3), o Amazonas registrava mais de 2,8 mil mortes pela Covid-19 e mais de 74 mil casos confirmados.

Apesar da reabertura do comércio, o decreto nº 42.330, de 28 de maio de 2020, estabelece que medidas sanitárias devem ser seguidas para garantir a segurança da população, respeitando as medidas de distanciamento social, uso de máscaras, utilização de álcool em gel, adesão aos procedimentos de higiene pessoal, limpeza e sanitização de equipamentos e ambientes. No interior do estado, o retorno das atividades fica a critério de cada prefeitura.

Durante a pandemia, o Amazonas chegou a figurar entre os piores cenários da doença no Brasil. Diante do colapso no sistema de saúde, as mortes em Manaus ficaram 108% acima da média histórica, com caixões enterrados empilhados e em valas comuns, no maior cemitério público da capital.

No mês de junho, a capital amazonense apresentou redução de 60%, em três meses, no número de sepultamentos e cremações. Também em junho, houve o fechamento do hospital de campanha de Manaus, após zerar o número de pacientes de Covid-19, e o sistema público de saúde, que chegou a operar com quase 100% de ocupação, atende com cerca de 60% de leitos ocupados.

O 4º ciclo da retomada econômica no Estado é o primeiro que permite o retorno às atividades de integrantes dos grupos de risco, exceto se não for permitido por ordem médica.

Veja o que reabre no 4º ciclo de reabertura do comércio em Manaus, nesta segunda-feira (6):

Creches, escolas e universidades da rede privada
Cinema (capacidade máxima de 50%)
Outras atividades não contempladas nos ciclos anteriores

O Governo do Amazonas informou que, conforme o plano, as exceções ficam para bares, casas de shows e eventos. Para essas atividades, ainda não há data. Já escolas das redes municipais, estadual e federal, ainda estão à definir.

Nenhum comentário