Últimas Notícias

III FESTIVAL OLHAR DO NORTE ACONTECERÁ DE 9 A 12 DE OUTUBRO EM PARCERIA COM O CINE SET


A terceira edição do festival Olhar do Norte já tem data definida: 9 a 12 de outubro de 2020. Neste ano o festival terá as suas atividades realizadas de maneira online, hospedadas no site Cine Set. No dia 11 de outubro, também está prevista uma sessão em local aberto ao público, com exibição de longas-metragens brasileiros.

As mudanças são ocasionadas pelas restrições causadas pelo Covid-19, e vão ao encontro das adaptações que diversos festivais pelo Brasil e o mundo passaram: “A pandemia impediu que nós seguíssemos o planejamento anterior, mas entendemos que realizá-lo de maneira online com o Cine Set, que é, sem dúvida, um dos maiores e mais resilientes parceiros que o audiovisual do Amazonas possui, é um cenário que nos deixa tranquilos de que o festival pode chegar a muita gente, levando adiante o avanço que conseguimos com a segunda edição”, explica um dos curadores do festival, Diego Bauer.

A parceria também é comentada por Caio Pimenta, editor-chefe do site: “O Cine Set completa seis anos em 2020 e será uma honra receber a edição online do Olhar do Norte. Dentro das nossas limitações, sempre buscamos dar espaço para o cinema amazonense, seja através de críticas, reportagens, artigos e entrevistas, além da cobertura de eventos como o Amazonas Film Festival, Mostra do Cinema Amazonense, Matapi e o próprio Olhar do Norte. Vamos preparar novidades na formatação das páginas especiais no site para este festival que acreditamos e apoiamos”, conclui.


OLHAR DO NORTE ABRE INSCRIÇÕES PARA NOVA MOSTRA

Além da Mostra Norte, que exibe curtas-metragens realizados nos estados da região Norte, este ano o festival contará com a Mostra Olhar da Pandemia, que é aberta para todo país. Bauer afirma que essa nova mostra é uma forma de valorizar a produção brasileira que segue em movimento mesmo com as restrições causadas pelo Covid-19.

“A produção brasileira sempre teve que se adaptar às mudanças econômicas, sociais, de infra-estrutura, etc.. pelas quais o Brasil passou desde sempre. E atentos a isso, decidimos abrir espaço para os realizadores que decidiram filmar durante esse momento tão específico de nossas vidas, que certamente pode render filmes muito importantes até mesmo como registro histórico. A limitação de espaço, pessoas, equipamentos, acaba sendo um estímulo criativo para que muitas ideias saiam do papel, e deem origem a bons filmes”, opina Bauer.

Podem se inscrever filmes sobre quaisquer temáticas e estruturas, desde que tenham sido gravados a partir de março de 2020. A Mostra Olhar da Pandemia não é competitiva, e é dividida em duas categorias:

- Filmes de até 1 minuto (a serem exibidos nas redes sociais do Olhar do Norte)

- Filmes de até 8 minutos (a serem exibidos no Cine Set, integrando a programação do Olhar do Norte)

As inscrições para a Mostra Olhar da Pandemia vão até 7 de setembro de 2020.

O formulário de inscrição da Mostra Olhar da Pandemia pode ser acessado aqui: http://bit.ly/MostraPandemia

E aqui o regulamento da Mostra: shorturl.at/GIJQ0

ARTES: YAN BENTES

FOTOS: ROBERT COELHO E CÉSAR NOGUEIRA
FACEBOOK: @FestivalOlharDoNorte

Nenhum comentário