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AMAZONAS ENERGIA ESCLARECE TRETA ENTRE PEIXARIA CACIQUE NAS REDES SOCIAIS


A unidade consumidora referente à Cacique Peixaria foi registrada no mês de abril de 2014, quando instalado medidor trifásico. Com base nas análises da empresa, a unidade consumidora vinha apresentando consumo abaixo do compatível com a carga instalada do imóvel. Assim, com base na permissão dada pela Resolução nº 414 – ANEEL, esta concessionária fez inspeção no dia 22/04/2020, às 13h37, ocasião em que se constatou uma ligação à revelia da distribuidora após corte por inadimplência.

Naquela inspeção, a empresa atestou que o medidor não se encontrava no local, tendo sido removido pelo cliente. Ou seja, toda a energia elétrica utilizada pela Peixaria não estava sendo devidamente paga. As contas de energia chegavam com base no consumo mínimo de R$ 100,00, desde dezembro de 2015.

Por ocasião daquela fiscalização, o cliente foi notificado sobre a irregularidade, um novo medidor foi instalado na unidade consumidora e o mesmo se propôs a pagar o débito acumulado em uma negociação de parcelamento, não honrada.

Após a regularização, uma nova fiscalização foi realizada no dia 20/08/2020, a partir das 15h, quando foi confirmada reincidência da prática de desvio de energia elétrica nas três fases, por trás da chave de aferição, incorrendo não somente em prática irregular, mas em furto de energia, previsto no art. 155, §3º do Código Penal. Naquela ocasião, os policiais presentes na operação deram voz de prisão ao proprietário do local, que se evadiu imediatamente. Atualmente, o consumo real do cliente é estimado em R$ 18.000,00 por mês, sendo um prejuízo significativo à distribuidora e sociedade.

Destaca-se que, a todo momento, a operação foi acompanhada por corpo policial, acionado pelo proprietário e pela empresa. A investigação pelo crime de furto de energia segue em trâmite pelo 7º DIP, obedecendo a todos os direitos constitucionalmente previstos. Ainda, esta empresa também adotará todas as medidas cíveis e criminais cabíveis, a fim de resguardar a integridade física e moral dos colaboradores mencionados no vídeo, publicado nas redes sociais do restaurante.

Por fim, a Amazonas Energia reforça o seu compromisso com a intensificação de inspeções, para garantir a segurança das instalações e da população, bem como para fazer cumprir a lei, em respeito aos bons clientes que pagam regularmente suas contas. O furto de energia aumenta o custo aos que pagam suas contas, rigorosamente.

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