Últimas Notícias

FLAMENGO SUPERA BARCELONA E DESFALQUES PELA COVID-19 NA LIBERTADORES



O Flamengo se recuperou da goleada por 5 a 0 sofrida na Ășltima quinta-feira (17) para o Independiente Del Valle (Equador) em grande estilo. Nesta terça-feira (22), novamente em territĂłrio equatoriano, o Rubro-Negro deixou para trĂĄs os problemas causados pelos 11 desfalques da equipe, sete deles contaminados pelo novo coronavĂ­rus (covid-19), e superou o Barcelona local no estĂĄdio Monumental de Guayaquil. A vitĂłria por 2 a 1, na raça, deixou o time carioca com a classificação encaminhada Ă s oitavas de final da Libertadores.

O resultado levou o Flamengo a nove pontos, na segunda posição do Grupo A, apĂłs quatro rodadas. O lĂ­der Ă© o Del Valle, com quem os brasileiros se reencontrarĂŁo na prĂłxima quarta-feira (30), no MaracanĂŁ, Ă s 21h30 (horĂĄrio de BrasĂ­lia). Antes disso, neste domingo (27), o Rubro-negro visita o Palmeiras, no Allianz Parque, Ă s 16h, pela 12ÂȘ rodada da SĂ©rie A do Campeonato Brasileiro. JĂĄ o Barcelona, zerado na Libertadores, estĂĄ eliminado e sĂł cumpre tabela nas duas partidas finais da primeira fase.

As ausĂȘncias por causa da covid-19 foram os laterais MaurĂ­cio Isla, Matheuzinho e Filipe LuĂ­s, o meia Diego Ribas e os atacantes Michael, Vitinho e Bruno Henrique. AlĂ©m deles, o goleiro Diego Alves (lesĂŁo no ombro esquerdo), o zagueiro Gustavo Henrique (suspenso) e os atacantes Gabriel Barbosa e Pedro Rocha (ambos com lesĂ”es na coxa) tambĂ©m nĂŁo estiveram Ă  disposição.

Mesmo com tantos desfalques, o Flamengo atuou solto, com tramas råpidas, aproveitando-se da marcação frouxa do Barcelona. Aos cinco minutos, após jogada individual pela esquerda, o volante Gerson encontrou Pedro livre na entrada da årea. O centroavante, substituto de Gabriel, teve tempo de dominar e bater entre as pernas do goleiro Javier Burrai, abrindo o placar.

O Rubro-negro serguiu envolvendo o time equatoriano. Aos 17 minutos, os meias Everton Ribeiro e De Arrascaeta bombardearam a meta em sequĂȘncia, mas pararam em Burrai. Aos 25, a dupla nĂŁo desperdiçou. Aberto na direita, Everton Ribeiro recebeu de Pedro e cruzou para Arrascaeta, que recebeu com liberdade e chutou na saĂ­da do goleiro, ampliando em Guayaquil.

Na etapa final, foi a vez de a defesa rubro-negra bobear. Aos trĂȘs minutos, o atacante Cristian ColmĂĄn foi lançado pelo meia Michael Arroyo, Ă s costas do lateral-esquerdo RenĂȘ, que atuou no lugar de Filipe LuĂ­s. Ele rolou para dentro da ĂĄrea, encontrando o meia Emmanuel MartĂ­nez livre, apĂłs se desvencilhar da marcação, para diminuir.

O Flamengo sentiu o gol e jå não encontrava a mesma facilidade para chegar à årea do Barcelona, apesar da marcação rival seguir frouxa. Jå o time equatoriano passou a encontrar brechas na defesa rubro-negra. Aos 16 minutos, o lateral Gustavo Vallecilla levantou na pequena årea, Martínez dominou a frente de Léo Pereira e rolou para Colmån, que, mesmo com o goleiro César deslocado e o gol vazio, pegou de canela na bola, facilitando a defesa.

Precisando buscar o resultado, o técnico do Barcelona, Fabiån Bustos, recheou o time da casa de atacantes. Apesar de sufocado e de sofrer com o desgaste físico, o Flamengo segurou a pressão e garantiu uma vitória memoråvel em Guayaquil.
LogĂ­stica extra

O time carioca teve que fretar um voo e trazer quatro jogadores do Brasil: o lateral JoĂŁo Lucas (Ășnico deles que jĂĄ integra o elenco profissional), o zagueiro Natan e os atacantes Guilherme Bala e Rodrigo Muniz. O voo saiu de GoiĂąnia na segunda-feira (21) Ă  noite e teve de fazer escala em Manaus para abastecimento. Inicialmente impedido de sobrevoar o espaço aĂ©reo do Peru, o aviĂŁo com os rubro-negros sĂł foi liberado por volta das 13h (horĂĄrio de BrasĂ­lia) desta terça-feira. Os atletas chegaram a Guayaquil cerca de trĂȘs horas antes do jogo começar.

Vai ou nĂŁo vai?

A realização da partida esteve ameaçada durante todo o dia. Pela manhĂŁ, o Flamengo revelou que, alĂ©m dos jogadores contaminados, o mĂ©dico MĂĄrcio Tannure e o ex-zagueiro Juan (que integra o departamento de futebol) tambĂ©m contraĂ­ram o vĂ­rus. No inĂ­cio da tarde, a prefeita de Guayaquil, Cynthia Viteri, anunciou que autoridades sanitĂĄrias locais visitariam o hotel onde o Rubro-Negro estĂĄ hospedado. Em seguida, o diretor municipal de SaĂșde, Carlos LuĂ­s Salvador, afirmou que o estĂĄdio Monumental estaria “inabilitado” para o jogo.

A informação, porĂ©m, foi negada pela prefeita. Pelo Twitter, Viteri disse que estava Ă  espera de uma posição do governo equatoriano e que adotaria os protocolos determinados pelo MinistĂ©rio da SaĂșde do paĂ­s. A resposta definitiva veio por volta das 16h15, a trĂȘs horas de a bola rolar. TambĂ©m em postagem na rede social, o ministro Juan Carlos Zevallos liberou a disputa da partida.

Nenhum comentĂĄrio