Últimas Notícias

SESC FESTIVAL LITERÁRIO DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO EVENTO ONLINE


Faltando 5 dias para o início das atividades, o Sesc Festival Literário divulga a programação completa do evento online que ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de novembro. Com o tema “Epifania em palavras”, o festival faz homenagem a escritora Clarice Lispector e contará com oficinas, palestras, encontros literários com escritores, shows e muito mais. A programação é totalmente gratuita. 

Histórica, a edição de 2020 é a primeira, em 35 anos – entre Feira de Livros e Festivais Literários – que o evento ocorre de forma online. A edição marca também a participação, majoritária, de organizadoras e convidadas mulheres que dão mais peso à importância de evidenciar a homenageada: Clarice Lispector. A escritora e jornalista ucraniana naturalizada brasileira, é autora de romances, contos e ensaios, e representa a força feminina e seu papel crítico, criativo e irônico na literatura. 

Para a organização e controle de público, a coordenação do Sesc Festival Literário orienta os interessados na programação a realizarem inscrição no site oficial do evento (https://festivalliterario.sesc-am.com.br/). O cadastro é feito de forma rápida e pede apenas informações como nome e e-mail. É importante ressaltar que as atividades geram certificados emitidos pelo Sesc Amazonas. 

Confira a programação completa: 

Dia 20 (sexta-feira) 
09:00 - Oficina Café Literário - "O Eu Narrador E A Cultura Popular" com a narradora e educadora Elisabete Pacheco 
10:00 - Oficina Painel Cultural - parte 1 "Elaboração de Projetos Culturais com Enfoque em economia criativa" com a produtora cultural amazonense Paula Gabriel 
11:00 - Oficina Painel Cultural - parte 1 "Empoderamento Econômico, Protagonismo e a Independência das Mulheres nas Artes" com a Artista amazonense Lorena Souza 

14:00 - Abertura Da Live 

14:10- Live – Painel Cultural com o apresentador Charles Chocolate e conversa sobre projeto Residência e projetos de extensão musical 
14:50 - Palestra Inclusão Social - A Atuação e Desafios dos Tils (Tradutores Intérpretes De Língua De Sinais) no contexto cultural em Manaus com a professora e intérprete de sinais Michely Dos Santos Ferreira e mediação do professor Pedro Henrique Lopes Ribeiro. 
15:30 - Contação de Histórias com Guilherme Cordel Recitando: Cordel: O Aprendiz (Bráulio Bessa) 
Poema: O Sonho (Clarice Lispector) 
Conto: O Mistério do Coelho Pensante. (Clarice Lispector) 
Cordel Autoral: Caboclo Nordestino 
15:45- Recreação - "Um Sopro Da Vida” com o recreador Nilton Oliveira Montenegro e monitores Iruã Félix de Oliveira e Rayanne Oliveira Marques" 
16:05 - Palestra Painel Cultural - “Soluções Criativas na Arte e a Relação Com a Crise Pandêmica”, Projeto Gambiarra - Panorando Produções com Fábio Moura 
16:45 - Contação de Histórias com Roger Castro recitando: Conto: Como Nascem as Estrelas 
17:00 - Sala de Ciências com a professora de biologia Erika Utumi - Experiência: Reações Químicas 
17:20 - Live Painel Literário - "Conversa a Três: Encontrar sua vez, sua voz" Com Mel Duarte, Cali Boreaz, Aline Bei e mediação de Jéssica Balbino. 
Cartas da autora Com Cali Boreaz 
18:10 - Live Café Literário - "Literatura Como Identidade" com Vagner Amaro, Jeferson Tenório, Cristiane Sobral e mediação de Maria Ferreira 
19:00 - Live – Cerimonial De Abertura do Festival Literário 
Show de Abertura - “Líricas Femininas” com Márcia Siqueira, Rayla Araújo, Karen Francis e Carlinhos Bandeira 

Dia 21 (sábado) 

09:00 - Oficina Café Literário - "Escrever Antes de Esquivar" com a escritora, jornalista e artista-pesquisadora, Patrícia Galelli 
10:00 - Oficina Painel Cultural - Parte 2 "Elaboração De Projetos Culturais Com Enfoque Em Economia Criativa" Com A Produtora Cultural Amazonense Paula Gabriel 
11:00 - Oficina Painel Cultural - Parte 2 "Empoderamento Econômico, Protagonismo e a Independência das Mulheres nas Artes" com a artista amazonense Lorena Souza 

14:00 - Abertura da Live 

14:10 - Recreação - “Laços De Família”. Com o recreador Nilton Oliveira Montenegro e monitores Iruã Félix De Oliveira E Rayanne Oliveira Marques. 
14:30 - Palestra Inclusão Social - “As Experiências da Interpretação Eclesiásticas e dicas para uma melhor atuação.” Com o professor Pedro Henrique Lopes Ribeiro. 
15:10 - Contação de Histórias com Guilherme Cordel Declamando: Poema: Manaus Morena (Celdo Braga) Poema: Não Te Amo Mais (Clarice Lispector) Conto: Como Nascem as Estrelas (Clarice Lispector) 
15:25 - Sala De Ciências com a professora de biologia Erika Utumi e a professora de Física Tamiles Moreira - Experiência: Fogo Na Mão. 
15:45 - Live - Painel Cultural - "O Protagonismo Feminino nas Artes" com mediação de Paula Gabriel e participação de Carol Calderaro, Dani Colares e Aline Cassiano. 
16:25 - Contação de Histórias com Roger Castro sobre a lenda: A Perigosa Yara (Clarice Lispector) 
16:40 - Exibição do curta metragem “A Barca” de Nilton Resende 
17:00 - Live Painel Literário - "Conversa a três: Palavra Analógica ou Digital" com Nilton Resende, Tamy Ghannam, Pedro Bomba e mediação de George Belisário. - Cartas Da Autora Com Calí Boreaz 
18:00 - Live – Charles Chocolate Show com interpretação de Clayson Charles. 
19:00 - Live Café Literário - "Escrita Criativa: A Palavra em formação" Com Noemi Jaffe, Bruno Ribeiro E Socorro Acioli 

Dia 22 (domingo) 

09:00 - Oficina Café Literário - "Do Poema A Poesia" com a escritora, tradutora, pesquisadora, professora e editora, Nina Rizzi. 
10:00 - Oficina Painel Cultural - Parte 3 "Elaboração de Projetos Culturais com enfoque em Economia Criativa" com a produtora cultural amazonense Paula Gabriel. 
11:00 - Oficina Painel Cultural - Parte 3 "Empoderamento Econômico, Protagonismo e a Independência das Mulheres nas Artes" com a artista amazonense Lorena Souza. 

14:00 - Abertura Da Live 

14:10 - Live – Painel Cultural com o apresentador Charles Chocolate e conversa sobre projeto Residência e Sesc Convida. 
14:50 - Palestra Inclusão Social - Roda de Conversa: “Educação e Identidade, Desafios e Inovações” com os educadores Edison Kiss e Yara Laiz. 
15:30 - Contação de Histórias com Guilherme Cordel Declamando: Poema: Cuzcuz No Meu Sertão (Souza Filho) 
Leitura Do Livro: Quintal, Um Lugar Para Ser Feliz (Ana Peixoto - Homenagem) 
15:45 - Recreação - Lançamento do E-Book: Recreção com o recreador Nilton Oliveira Montenegro e Monitores Iruã Félix De Oliveira e Rayanne Oliveira Marques. 
16:05 - Palestra Painel Cultural - Palestra - “Mulheres na Industria Cultural da Musica e a prospecção do mercado na pós pandemia” com a produtora cultural Carol Calderaro. 
16:45 - Contação de Histórias com Roger Castro sobre A Lenda: Alvoroço de Férias no Céu. 
17:00 - Sala de Ciências com a professora de Física Tamiles Moreira com o Tema: Energia 
Experiência 1: Casa Sustentável 
Experiência 2: Cadeira de Prego 
Experiência 3: Gerador de Van De Graaff 
17:20 - Live Painel Literário - "Conversa a Três: Palavra Riscada" com Renato Moriconi, Ilustra Lu e mediação de Rodrigo Casarin - Cartas da autora com Calí Boreaz 
18:10 - Live - Café Literário – “Percepção do feminino e sua transfiguração em Clarice Lispector" com Marina Colasanti e mediação de Rodrigo Casarin 
19:00 - Live – Cerimonial de encerramento do Festival Literário 
Show de Encerramento com a Banda Overdrive Duo

Nenhum comentário