Últimas Notícias

"DIGA NÃO Á DISCRIMINAÇÃO" É O TEMA DO QUINTO VÍDEO DO PROJETO "5 MINUTOS DE ARTE E EDUCAÇÃO"


O quinto episódio da série de vídeos do projeto “5 Minutos de Arte e Educação”, que está sendo exibido no canal do YouTube do produtor artístico e cenotécnico João Pedro Taneda, traz a questão da discriminação. O vídeo será exibido nesta quarta-feira (23/12). Para assistir à produção, basta acessar o link: https://youtu.be/Ve0Lj67YUUI

“O vídeo educa sobre a importância de respeitar as diferenças e de combater todas as formas de discriminação, algo que deve ser ensinado desde os primeiros anos da infância. Afinal, as crianças não são imunes às atitudes preconceituosas e é preciso ensiná-las a não serem preconceituosas”, explica Taneda.

Ao todo, o projeto é constituído de seis vídeos, com duração de 5 minutos, cada. A iniciativa, que une arte e educação, foi contemplada pela Lei Aldir Blanc, no edital do Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020, na categoria Teatro, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) da Prefeitura de Manaus.

“O projeto utiliza elementos do teatro, dança, brincadeiras de roda e canções infantis para ambientar o cotidiano de crianças da periferia de Manaus, que, em meio às brincadeiras de rua, compartilham seus problemas e, juntos, vão resolvendo cada um deles através do que aprendem na escola com os professores, nos conselhos dados pelas suas famílias e nas suas observações do cotidiano”, comenta o autor do projeto.


Ficha técnica – A produção artística é assinada por João Pedro Taneda. O texto e a direção são de Narda Telles. O elenco é formado pelos atores Denise Lima, Diego Lima, Lorena Torres, Luzimar Santos e Mayara Dellacarmo. O contrarregra foi Arnoldo Chaves. As coreografias foram elaboradas por Mara Pacheco. Lucas de Mello é o responsável pelo design gráfico.

Currículo artístico – João Pedro Taneda trabalha como produtor artístico desde 2006, quando passou a integrar a Associação Amazônia Arte-Mythos. Desde então tem atuado em diversas produções da companhia. Como produtor artístico e cenotécnico, trabalhou em: “Yawê, o Pequeno Peixe Boi” (2006), “Prometheu” (2006), “Cici e as Formigas” (2007), “Antígona” (2008), “Brincando em Cena” (2010), “Assembleia das Árvores” (2010), “A Menina e o Tempo” (2015), “A Incrível Viagem de Mariana” (2015) e “A Menina dos Brincos de Ouro” (2015).

Também fez produção artística para os seguintes espetáculos: “Dona Chuva e Dona Selva Contra O Senhor Moto Serra (2009), “Lenda da Cobra Norato” (2012), “As Bacantes” (2013), na participação da peça “Medéia” (2014) na Mostra 10 Anos do Festival de Teatro da Amazônia e “A Menina e o Tempo” (2020). Em 2010, foi o realizador do projeto “Teatro para todos em Manaus” – Circulação de espetáculos na Rua – Prêmio Secretaria Municipal de Cultura.

Nenhum comentário