Últimas Notícias

"ESCANGALHO CULTURAL" LEVA CULTURA PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS DA PERIFERIA DE MANAUS


Criado em 2013, o evento de rua “Escangalho Cultural” está com nova equipe e vem ganhando mais força e se tornando uma referência artística na periferia da zona leste de Manaus. O projeto foi concebido pelo produtor artístico Jonatas Vicente Bezerra Júnior, conhecido pelo nome artístico Jonavegante.

“O ‘Escangalho Cultural’ é uma iniciativa dentro da periferia com o objetivo de transformar as realidades tristes no nosso meio”, diz o autor do evento, que apresenta diversas manifestações artísticas em cada edição, tais como apresentações de capoeira, música, dança, artes visuais, literatura etc.

A trajetória do “Escangalho Cultural” é o foco da entrevista que será exibida neste domingo (20/12) no programa “Quem é você na fila do pão?”, apresentado pela personagem Filó, a Básica, interpretada pelo ator e diretor Paulo Queiroz. O programa é exibido no Instagram (@quemevoce.nafiladopao), Facebook (Quem é você na fila do pão?) e YouTube (Quem é você na fila do pão?). Gabriela Barbosa participa como entrevistada na categoria Teatro.


O programa de entrevista integra o projeto cultural “Quem é você na fila do Pão? – Edição Norte-Sul/Leste-Oeste”, concebido por Paulo Queiroz. A iniciativa foi contemplada na Lei Aldir Blanc, no edital do Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020, na categoria Teatro, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) da Prefeitura de Manaus.

*Currículo profissional e artístico –* Jonavegante foi educador popular de março a dezembro de 2019, no Instituto Paulo Freire, e de fevereiro a junho de 2011, no Centro de Arte Irmã Yolanda Setúbal. “No Instituto Paulo Freire, minha experiência foi em várias dimensões: política, cultural, organizativa, geração de renda e mobilização social, tanto na capital quanto no interior. No Centro de Arte, fui educador em desenhos, colagem e pintura”, explica.

De 2010 a 2019, Jonavegante realizou serviço voluntário na Pastoral da Juventude Regional Norte 1-AM/RR. De 1998 até hoje, atua com pinturas comerciais, serigrafia, desenho gráfico, artesanatos, música, instrumentos de percussão. Além de cursos de audiovisual, Jonavegante participou de capacitações de artes visuais (colagem, desenho, pintura) no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, de fevereiro a junho de 2015. Também fez cursos de bonecos com técnica em gesso, argila, material reciclável, colagem e costuras.


Madrinha artística – No projeto “Quem é você na fila do Pão? – Edição Norte-Sul/Leste-Oeste”, Jonavegante tem como madrinha artística a cantora e compositora Lucinha Cabral, que iniciou seus estudos de violão com o músico e professor Domingos Lima. A carreira profissional em começou em 1980, cantando em bares e casas noturnas, ganhando o prêmio “Gente nº 01 das noites manauara”. Lucinha foi vencedora por três vezes do prêmio de Melhor Intérprete do Festival Universitário de Música (FUM).

Participou do projeto “Canto da Tribo” no Museu da Imagem e do Som no Rio de Janeiro. Representou o Amazonas no Fórum Mundial de cultura, cantando no Anhembi, em São Paulo. Gravou o seu primeiro CD no projeto “Valores da Terra”, pela Fundação Villa-Lobos, sendo sua música “Brasileira” a mais executada do projeto. Em janeiro de 2013, se apresentou junto com a Orquestra de Câmara do Amazonas pela Série Guaraná, no Teatro Amazonas. Atualmente, está em fase de preparação do seu próximo CD.

Equipe técnica do projeto – A equipe técnica do projeto é composta por Paulo Queiroz (direção e intérprete de Filó, a Básica), Narda Telles (produção), Denys Cauper (assistente de produção), Thiago Queiroz (assistente de produção), França Viana (assistente de produção), Alê Ferraz (design e identidade visual), Chamel Flores (cinegrafia, fotografia e edição de imagens), Eugênio Lima (maquiagem), Jonatas Sales (figurinos), Cleide Monteiro (costureira) e Guilherme Gil (assessoria de comunicação).

Nenhum comentário