Últimas Notícias

MARANHÃO RECEBE PACIENTES DE MANAUS COM MAIS DE 100 PROFISSIONAIS DE SAÚDE


Cerca de 12 pacientes com Covid-19 chegaram a São Luís por volta das 21h30 dessa sexta-feira (16) vindos transferidos da cidade de Manaus, capital do Amazonas, que vive colapso com hospitais sem oxigênio.

Os pacientes foram encaminhados para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) em ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O HU-UFMA mobilizou mais de 100 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e demais áreas de apoio para atender os pacientes transferidos de Manaus.

Foram disponibilizados pelo hospital 40 leitos de enfermaria que estão equipados com monitores multiparamétricos e ventiladores mecânicos. A superintendente Joyce Santos Lages, relata como tem sido a preparação do hospital e a importância de oferecer ajuda nesse momento tão difícil.

“Disponibilizamos leitos isolados dos demais leitos do hospital. É importante frisar para a população que iremos manter os atendimentos normais. Logicamente que nesses primeiros dias vamos trabalhar com alguns ajustes internos, que são necessários. Não estava planejado, mas entendemos que é uma ação humanitária. Estamos todos empenhados, MEC, Ebserh e UFMA, para apoiar esta ação que entendemos ser de suma importância para a vida humana”, conta.

Serão enviados mais de uma tonelada de insumos, entre medicamentos, materiais médicos e EPIs que ajudarão a combater a pandemia no estado do Amazonas. Outros hospitais geridos pela Ebserh que receberão pacientes são os hospitais federais do Rio Grande do Norte, Brasília, Piauí, Paraíba, Goiás, Ceará, Pernambuco e Alagoas. Dos 150 leitos, 22 são de UTI e os demais de enfermaria.

Nenhum comentário