Últimas Notícias

CAPSULA VANESSA DA SAMEL VIRA PERSONAGEM DE DOCUMENTÁRIO INSCRITO NO OSCAR 2021


Logo após o registro do primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus na cidade de Manaus, em março de 2020, o Grupo Samel, em parceria com o Instituto Transire, empresa do Polo Industrial de Manaus (PIM), desenvolveu um equipamento que permite o uso da Ventilação Não Invasiva (VNI) e impede a intubação orotraqueal precoce, que segundo estudos e profissionais de saúde, pode causar danos à saúde do paciente e leva-lo à morte.

A então batizada “Cápsula Vanessa” transformou o modo de tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19, reduzindo o tempo de internação de 20 para 5 dias e salvando muitas vidas, sendo utilizada não somente nos hospitais da rede Samel, como adotada pelo já extinto Hospital de Campanha Gilberto Novaes, da Prefeitura de Manaus, e sendo levada gratuitamente a outros municípios do Amazonas, a outros estados do Brasil, como Pará, Acre, Mato Grosso, Pernambuco e Santa Catarina, entre outros, chegando até ao exterior, como Bolívia e Colômbia.


Depois de alcançar grande notoriedade Brasil a fora e ser reconhecido, inclusive, pelo Ministério da Saúde, o método que permite o uso da VNI se tornou personagem do documentário Death Protocol (Protocolo da Morte), dirigido e produzido pelo ator, diretor e roteirista brasileiro André Felippe Di Mauro, que está na lista dos filmes que entraram na corrida pelo Oscar 2021, sendo qualificado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para concorrer nas categorias “Documentary Feature” (Documentário Longa-Metragem), “Original Song” (Música Original) e “Original Score” (Trilha Sonora Original). As listas de seleção serão reveladas no dia 9 de fevereiro e as indicações ocorrerão em 15 de março, sendo a realização do 93 Oscar em 25 de abril.

O longa foi produzido durante a pandemia do novo coronavírus e retrata o protocolo de intubação orotraqueal precoce, adotado no início da pandemia na maioria dos hospitais e centros de saúde do mundo todo e condenado pelo Grupo Samel, que através da Cápsula Vanessa, compartilhou sua experiência de sucesso através do uso do equipamento, salvando a vida de milhares de pessoas.

O filme está disponível na plataforma “Sala de Cinema” e o acesso está liberado para quem desejar assisti-lo: http://saladecinema.com/protocolo-da-morte/. Senha: Vida.

Nenhum comentário