Últimas Notícias

DEPUTADO DERMILSON CHAGAS AFIRMA QUE CASOS DE COVID VOLTAM AUMENTAR NO AM APOS RETORNO DAS AULAS.


Na última segunda-feira (21/6), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulgou, por meio da 443ª edição do Boletim Diário de Covid-19, que o número de novos casos da doença era de 393 e que o total de casos no estado era de 397.525. Já na terça-feira (22), o órgão informou que o número saltou, em 24 horas, para 720 novos casos, elevando para 398.245 o quantitativo total de casos no Amazonas. Com isso, o número de mortes subiu para 13.241. Nesta quarta-feira (23), o número de novos casos foi de 511, elevando para 13.246 óbitos no Estado.

O aumento de contágios coincide com o período de retorno das aulas presenciais, como o deputado Dermilson Chagas (Podemos) já havia alertado da tribuna do plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) por diversas vezes, inclusive concedendo Cessão de Tempo para representantes dos profissionais da Educação por duas vezes para denunciar na Aleam a falta de compromisso do Governo do Amazonas com o retorno seguro das aulas presenciais, que colocaria em risco a vida dos estudantes, professores e dos pais.

“Nós já denunciamos várias vezes que as escolas não tinham o mínimo preparo para receber esses alunos, com salas sem arejamento adequado, sem o rígido controle dos protocolos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde. E todos nós sabemos o quanto a adoção desses cuidados higiênico-sanitários é importante para evitar o aumento no número de casos da doença. A vacinação é importante, mas a prevenção também faz parte desse processo”, comentou Dermilson Chagas.

Alertas feitos pelo parlamentar

Nos links abaixo, o leitor poderá ter acesso aos diversos alertas que o deputado fez à sociedade sobre o perigo do aumento de casos e sobre a irresponsabilidade do governador Wilson Lima de forçar uma volta às aulas presenciais quando a maioria dos especialistas da área de saúde estava afirmando que o risco de uma terceira era onda era iminente.

http://www.ale.am.gov.br/2021/05/15/dermilson-chagas-afirma-que-volta-as-aulas-presenciais-e-genocidio/

http://www.ale.am.gov.br/2021/05/27/deputado-dermilson-chagas-leva-sindicato-de-professores-para-expor-na-aleam-os-riscos-da-volta-as-aulas-presenciais/

http://www.ale.am.gov.br/2021/05/28/deputados-estaduais-discutem-os-riscos-da-volta-as-aulas-presenciais/

http://www.ale.am.gov.br/2021/05/26/deputados-debatem-sobre-o-retorno-presencial-das-aulas-nas-escolas-publicas/

Escolas da capital e do interior

O deputado frisou que, ainda na terça-feira (22), havia um número de 23 escolas da rede pública com casos confirmados de Covid-19 e também casos suspeitos. Na quarta-feira (23), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) atualizou os dados do levantamento de unidades escolares da capital e do interior e informou que há um total de 34 escolas estaduais e municipais com pessoas infectadas, algumas intubadas e outras em perigo de intubação.

“Nós recebemos denúncias de casos de contaminação de alunos, de professores, de profissionais do administrativo das escolas e verificamos, indo em cada uma dessas unidades. Não podemos afirmar que a contaminação se deu dentro da escola, mas, com certeza, o contágio se deu porque as pessoas passaram a se expor mais, andando de transporte coletivos, que sempre estão cheios; indo a terminais de ônibus, que são locais que concentra um grande número de pessoas, e até caminhando no seu trajeto de ida ou de volta da escola”, ponderou o secretário de Finanças do Sinteam, professor Cleber Ferreira.

Casos suspeitos e confirmados de Covid-19 nas escolas estaduais e municipais em Manaus e nos municípios do interior (atualizado pelo Sinteam em 24 de junho, às 12h)

MANAUS

1. Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário - Dois casos confirmados. O termômetro foi adquirido na semana passada, mas continua sem pia. Há salas sem ar-condicionado funcionando e nem todos os professores fizeram o teste de Covid-19.

2. Escola Municipal Marly Garganta – Três casos confirmados de Covid-19.

3. Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Naíde Oliveira – Caso confirmado de uma professora. Escola não tem pias na entrada, o totem de álcool que fica na entrada está quebrado, o bebedouro é inadequado, sendo que o modelo é aquele que a criança precisa colocar a boca para beber água, não tem tapete sanitizante. As professoras não receberam EPIs para manejar com as crianças.

4. Escola Municipal Magalhães Cordeiro – Casos confirmados.

5. CMPM V – Professora com caso a confirmar.

6. CETI Petrônio Portela – Denúncia de alunos com sintomas gripais.

7. Escola Estadual Professor Júlio Cesar de Moraes Passos - Dois casos no turno noturno. Escola não foi sanitizada – a confirmar.

8. Escola Municipal Professor Sérgio Augusto Pará, no Novo Israel – Possui um caso confirmado.

9. Escola Municipal Prof. Álvaro Valle – Jorge Teixeira - Dois casos de Covid-19 na escola e uma suspeita – a confirmar

10. Escola Municipal Francisca Mendes - Pedagoga com Covid-19 e outros servidores com sintomas – a confirmar.

11. Escola Estadual de Tempo Integral Helena Araújo – Pedagoga da escola está com Covid-19. Ainda não foi agendada uma desinfecção na escola. Servidores denunciam que estão há dois dias indo para a escola e sendo expostos à contaminação. Foi confirmado um caso de uma professora com Covid 19 no dia 15 de junho. A professora foi afastada de suas funções, porém não houve nenhuma desinfecção da escola para o retorno dos profissionais de Educação.

12. Escola Municipal Professora Gelcy Sena Abrantes - Aconteceu um caso de covid confirmado de uma professora, então todos os outros funcionários tiveram que fazer a testagem e sanitização da escola que também está há uma semana sem água por causa da bomba que queimou. A denúncia informa que o diretor não quis avisar aos pais o motivo da paralisação e usou apenas o argumento da bomba e os professores tiveram de retornar no dia 21, mesmo com outra professora com sintomas e com semana avaliativa. Os denunciantes informam que há exames que podem comprovar a denúncia.

13. Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Josefina Rosa de Mattos Pereira e Castro - Jorge Teixeira 4° etapa – No dia 16/06 uma professora trouxe o atestado com Covid. No dia 17/06, houve aula normal na escola. Não houve sanitização. Apenas orientaram que os professores deveriam procurar a UBS, caso sentissem algum sintoma.

14. Escola Municipal Rubens Sverner - Gestora intubada e outros dois casos confirmados.


15. CMPM8 – Três casos de professoras e dois alunos. Não houve sanitização. Não foram avistadas pias na entrada.

16. Escola Municipal São Vicente de Paula no bairro Compensa – Gestora está com Covid-19. Não há pias na entrada da escola e o tapete sanitizante é improvisado com grama sintética.

17. Escola Municipal Sara Barroso no bairro Santa Etelvina - Servidor está com sintomas gripais e aguardava resultado do exame. Não há pias na entrada nem tapete sanitizante.

18. Escola Municipal João Goulart - Santa Etelvina - Dois alunos do turno noturno testaram positivo e um servidor administrativo com caso suspeito de Covid. Gestora não quis fornecer informações, mas havia um cartaz na porta da escola informando a suspensão das aulas para sanitização.

19. Escola Estadual Presidente Castelo Branco – São Jorge – Um caso suspeito. A confirmar.

20. CETI Gilberto Mestrinho – Uma professora confirmada. Tomou uma dose da vacina AstraZeneca.

21. A Escola Municipal Vicente Mendonça teve duas alunas com exames positivos, mas só fizeram dedetização no fim de semana e está tendo aula normal.

22. CMPM 4 – Uma aluna.

23. Semed Ribeirinha - Escola Municipal José Sobreira do Nascimento - Um professor.

24. A Escola estadual Professor Dorval Varela localizado no Bairro Nova Cidade, está com um caso de Covid (merendeira) internada com 50% dos pulmões comprometidos e um professor com suspeita. Até agora a escola não foi sanitizada. Professores foram encaminhados para fazer exames.

25. Escola Estadual Tenente-Coronel Cândido José Mariano – Um professor com Covid. A escola nunca parou um dia para realizar sanitização.

26. Escola Estadual Senador Jefférson Peres, no bairro Nova Cidade. Uma professora testou positivo no dia 17/06/2021. A escola funcionou normalmente no dia 18/06/2021 e não foi sanitizada.

27. EMEF Carolina Perolina Raimunda Almeida - Um caso confirmado.

INTERIOR

28. Apuí – Casos confirmados na Escola Estadual Maria Curtarelli Lira.

29. Lábrea – Cinco casos confirmados na Escola Estadual Educandário Santa Rita.

30. Boa Vista do Ramos – Escola Estadual Gercília Barbosa Sampaio – Uma aluna com Covid.

31. Humaitá – Escola Estadual Patronato Maria Auxiliadora – Dois professores testaram positivo. As aulas foram suspensas por um dia, porém, no dia seguinte, as atividades escolares foram retomadas normalmente.

32. Guajará – Casos suspeitos na Escola Estadual Ernesto Penafort.

33. São Gabriel da Cachoeira - Escola estadual Santa Isabel. Dois professores, um aluno e 1 servidor de serviços gerais com sintomas de Covid. Não fizeram o teste, porque não há material para testagem no hospital. Além disso, o hospital só faz o teste em quem está apresentando sintomas muito graves.

34. Urucurituba - Escola Estadual Professor Armando Kettle com casos positivos.

Nenhum comentário