Últimas Notícias

CURSO DE DIREITO DA FACULDADE LASALLE, REALIZA JÚRI SIMULADO NO PALÁCIO DA JUSTIÇA


A Faculdade de Direito La Salle, como parte das atividades educacionais prático-simuladas, realiza no próximo dia 02 de outubro, das 10h às 13h, o JURI SIMULADO, fora das dependÊncias da instituição. O encontro, que vai reunir alunos de diversos períodos que participam do Núcleo de Estudos e competições Jurídicas(NUJUR), vai ser realizado no Centro Cultural Palácio da Justiça , no centro de Manaus.

Além da importância histórica desse prédio, onde funcionou a Justiça amazonense durante décadas, a atividade ganha significado , já que é a primeira vez que os alunos irão atuar em um ambiente alheio ao educacional. “Temos a intenção de preparar nossos alunos em todas as nuances possiveis. Além do conteúdo que passados diariamente, nos preocupamos em como esse conteudo vai ser utilizado e sabemos que é preciso romper com a segurança de trabalhar dentro da sala de aula. Então esperamos o melhor aproveitamento possivel de nossos universitários, em um ambiente proprício para o júri e que vai marcar um novo momento nesse momento de aprendizado de todos os participantes”, explica a professora Orientadora do Nujur, Mariana Filard. 

Para a coordenadora do Curso de Direito da Faculdade La Salle Manaus, Anna Waleria Uchôa , em atividades como essa os alunos desenvolvem habilidades necessárias para a boa utilização dos conhecimentos teóricos, aprendidos em sala de aula, como a postura profissional , a linguagem jurídica, argumentação lógica, concentração, raciocínio rápido , auto controle e oratória. “A amplitude do curso de Direito exige dos universitários um esforço muito grande para que eles tenham plenas condições de serem bons operadores do Direito. Essa atividade é uma das nossas ferramentas para garantir ao nosso universitário que ao fim do curso ele estará o mais próximo possível do ideal”, enfatiza a coordenador.

A Instituição de ensino, uma das mais tradicionais no Brasil, goza no Amazonas, principalmente em Manaus, de ampla confiança, quando o assunto é Educação. O LA Salle está no Amazonas há 40 anos em perfeita harmonia com a sociedade e serviços educacinais reconhecidos, desde do ensino fundamental até o curso superior. “SEmpre oportunizamos aos nossos alunos experiências que os enriqueçam. É uma preocupação nossa e ao mesmo tempo um compromisso com o resultado final, que é o profissional bem formado. Esse Juri simulado nos enche de boas expectativas, assim como as outras atividades que realizamos para fortalecer o aprendizado do aluno lassalista”, enfatiza Waléria.


Os alunos Antônio Roldão e Victor Torres, já nos últimos períodos da Faculdade entendem que a prática aliada à teoria é o diferencial para a formação profissional. 
As informações são do Portal O Ajuricaba.

“Precisamos entender a teoria, o Direito, todas as leis, as aplicações, mas ao mesmo tempo precisamos nos ambientar , atuar , sentir como é de verdade. É uma oportunidade única para todos nós”, reconhece Roldão.

“Com certeza, independente do período, todos que participarem de uma atividade como essa, num local como o Centro Cultura Palácio da Justiça, acompanhados e monitorados pelos nossos orientadores, estarão mais preparados para o mundo profissional. Só temos a agradecer ao La Salle por essa oportunidade”, agradece Vitor.

A boa noticia é que os que não conseguirem participar no dia 02 de outubro, terão outra oportunidade, no dia 16 de outubro, revela Maria Filard. “Essas iniciativas passam então a fazer parte do dia a adia dos nossos universitários. A atividade prática, reiterada, no oferece resultados cada vez melhores e muitas vezes força ao estudante universitário a sair da zona de conforto, em busca de melhor desempenho pessoal, revelando assim talentos que estavam escondidos. Esse profissionais irão fazer a diferença no mercado de trabalho, nos escritórios, nos tribunais. É um trabalho conjunto com resultados garantidos”, finalizou Filard.

Sobre o Palácio da Justiça


O Centro Cultural Palácio da Justiça (CCPJ) é patrimônio cultural do Amazonas, aberto à visitação pública e, também, à promoção das artes, por meio de exposições, espetáculos musicais, teatro, cinema e apresentação de palestras.

Obra centenária, foi concluída no início do século XX para abrigar o Poder Judiciário. Sua inauguração foi realizada em 21 de abril de 1900. É um dos principais exemplares da arquitetura clássica do período áureo da economia da borracha e suas linhas estruturais seguem o estilo renascentista.

O prédio foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico do Amazonas em 1980. Os nomes dados às salas que o compõe homenageiam personalidades ligadas à sua implantação e ao Poder Judiciário.

O Palácio está localizado em ponto privilegiado da principal avenida de Manaus. Possui portões de ferro fundido importados de Glasgow, na Escócia, e calçada e escadarias em pedra de Liós, de Lisboa. O teto do hall é revestido em estuques com paredes em imitação de mármore. A imponente escada principal tem guarda-corpo metálico, com arcos dourados com seis hermas ou cariátides, importadas de Lisboa. O piso do hall é de ladrilhos hidráulicos. O segundo andar é decorado com balaustradas, óculos, tetos recobertos com estuques, colunas, cartelas e paredes marmorizadas, piso de madeira (acapu e pau-amarelo).

A mobília é centenária. Destaca-se o relógio do tipo carrilhão, da década de 1920, com estrutura de jacarandá baiano e maquinário suíço. Tem também mesa feita de mogno, conjunto de mesas, cadeiras e espelho que vieram da última restauração, em 2002, além de móveis modernos, do funcionamento do Poder Judiciário até 2006 e lustre original feito de bronze e cristais.

Nenhum comentário