Últimas Notícias

RECORDE NA CONCESSÃO DE PENSÃO NA MANAUS PREVIDÊNCIA EM 2021


O número de concessões de pensões pela Prefeitura de Manaus cresceu 146,6% em 2021, se comparado ao ano de 2020. Os dados foram apresentados na reunião de Indicadores de Desempenho de julho, da Manaus Previdência, realizada no final de agosto.


Neste ano, foram 185 concessões de pensões efetuadas de janeiro a julho, sendo que os maiores números foram nos meses de março (44) e abril (32). De janeiro a julho de 2020, com a pandemia da Covid-19, foram concedidas 75 pensões, enquanto que no mesmo período de 2019 foram 54 concessões de pensões.

No que se refere a aposentadorias, de janeiro a julho de 2021 foram concedidos 187 benefícios. O pico foi no mês de julho, com 54 pedidos deferidos. Isso significa -12,6% que as 214 aposentadorias concedidas nos sete primeiros meses de 2020; e -12,4% em relação ao mesmo período de 2019.

Motivos

O impacto dos óbitos de covid-19 de servidores do município é um dos motivos que pode explicar o crescimento no número de pensionistas. “Em relação às pensões, o aumento é por conta do aumento de óbitos. De janeiro a julho, tivemos 267 segurados falecidos, destes 195 eram aposentados, daí esses óbitos, na grande maioria das vezes, gerarem uma pensão”, explicou a Gerente de Previdência da Autarquia, Poliane Rios.

Como solicitar a pensão:

A Pensão por Morte é concedida a dependentes do servidor público aposentado ou ativo, dentre os quais cônjuges, filho menor de idade, filho maior inválido ou tutelado e genitores.

Para solicitar a pensão, o dependente deve preencher e assinar o requerimento de pensão disponível no site da Manaus Previdência e dar entrada no pedido de pensão com os seguintes documentos: certidão de óbito, identidade do segurado falecido; CPF do segurado falecido; identidade do dependente; CPF do dependente; comprovante de residência com CEP. A documentação digitalizada deve ser enviada para o e-mail sate.manausprev@gmail.com.

O requerente pode fazer a solicitação pelo site (https://manausprevidencia.manaus.am.gov.br/pensao-por-morte/) ou, se preferir, pode agendar atendimento presencial pelos números (92) 3186-8000 (Call Center) ou (92)8842-1212 (WhatsApp).


Auxílio aos pensionistas

A Manaus Previdência tem dois episódios que explicam passo a passo sobre a Pensão por morte, no podcast Prevcast, disponível nas plataformas Spotify, Deezer, Google Podcast e Anchor.

No primeiro semestre deste ano, a Manaus Previdência criou o Projeto Acolher, que consiste em oferecer apoio psicológico aos novos pensionistas que estão enfrentando o processo de luto e auxiliá-los acerca de seus direitos e deveres previdenciários.

Nenhum comentário