Últimas Notícias

JEAN CLEUTER É ELEITO NOVO PRESIDENTE DA OAB-AM


O advogado Jean Cleuter Mendonça foi eleito nesta terça-feira, 16/11, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas (OAB-AM), para o triênio 2021-2023. Candidato da chapa 30, “OAB Unida”, Jean Cleuter, que tem como vice-presidente a advogada Aldenize Aufieiro, recebeu 2.891 votos, totalizando 81% dos votos válidos, contra 19% de Paulo Maffioletti e Lucia Barreto que obtiveram 668 votos. Eles concorreram pela chapa 10, “Ordem Para Advocacia”.

A nova diretoria assume dia 1º de janeiro de 2022. A votação, que iniciou às 8h e seguiu até às 17h, ocorreu ao longo desta terça-feira, na Arena da Amazônia, com apoio do Tribunal Regional do Amazonas (TRE-AM). Houve ainda sessão eleitoral em Parintins, Tefé, Manacapuru, Itacoatiara, Humaitá e em Tabatinga que atendeu à advocacia do Alto Solimões.As informações são do Portal Oconvergente.

Eleições 2021

Este ano duas chapas foram oficializadas para concorrer à eleição da Ordem, que definiu, além do presidente e vice-presidente, os conselheiros seccionais, conselheiros federais, a diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (Caaam) e das subseções no Estado.

A chapa 30 terá um orçamento superior a R$ 11 milhões para administrar, além de garantir prestígio da classe, do judiciário e de outras entidades representativas no Estado do Amazonas. Jean Cleuter será o sucessor de Marco Aurélio Choy, de quem recebeu apoio durante a campanha. Choy esteve à frente da OAB-AM por dois mandatos e concorreu à uma vaga ao Conselheiro Federal na chapa de Cleuter.

Além de Marco Choy, os advogados Beto Simonetti, que já atua como secretário-geral da OAB nacional e é pré-candidato à presidência da Ordem nacional, e Gina Carla Sarkis Romero, são candidatos as três vagas de conselheiros federais da chapa 30.

Propostas

Em entrevista ao Portal O Convergente durante a campanha, Jean Cleuter destacou, dentre as principais propostas, a implementação de melhorias na Escola Superior de Advocacia do Amazonas (ESA).

“Nós estamos com projetos de aprimoramentos na ESA, para qualificarmos melhor nossos advogados. Inclusive promovendo conversas entre advogados mais experientes e mais novos. Essa troca de experiência é importante para o fortalecimento da Ordem e dos profissionais”, explicou.

Além disso, Jean Cleuter informou que a chapa 30 tem projetos de fazer escritórios compartilhados nos bairros, para os advogados que estejam começando a carreira tenha um local para atender o seu cliente com dignidade e segurança. O novo presidente eleito da OAB-AM disse ainda que o grupo pretende qualificar o profissional de advocacia para que ele possa entender e trabalhar as particularidades regionais.

Perfil

Jean Cleuter Simões Mendonça é amazonense, tem 52 anos, casado, e atua na área jurídica desde 1998. Possui mestrado em Direito Tributário, especialização em Direito Processual Civil e também é graduado em Administração com habilitação em comércio exterior.


Ingressou no Direito após acompanhar a atuação vitoriosa de seu tio em uma ação reclamatória trabalhista que envolveu a empresa de sua família. Jean foi juiz Classista do Trabalho. Foi presidente da Comissão Nacional de Direito Tributário. Conselheiro Federal Efetivo da OAB-AM. Membro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda- CARF/ MF. Secretário da Comissão Nacional de Estudos de Direito Tributário da OAB-AM. É desde 2005, professor universitário de Direito Processual Civil.

Com vasta história na advocacia amazonense e atuação firme em defesa da inclusão da advocacia na modalidade de Simples Nacional, Jean já disputou a presidência da Ordem duas vezes e o sentimento de confiança que lhe é peculiar, aliada à imensa vontade de atuar em prol do fortalecimento da advocacia amazonense, colocaram Cleuter na disputa pela terceira vez encabeçando a chapa em que a União é o principal mote da disputa para o próximo triênio.

Nenhum comentário