Últimas Notícias

RIO DAS COBRAS, NOVO ESPETÁCULO DA ARTRUPE, ESTREIA NESTA SEXTA-FEIRA

O novo espetáculo de teatro da Artrupe, “Rio das Cobras”, de Victor Kaleb, estreia nesta sexta-feira, 3/12, às 22h no Centro Cultural Barravento (Rua Jonathas Pedrosa, 1166, Praça 14). O trabalho também será apresentado no sábado, 4/12, às 22h, e no domingo, 5/12, às 10h. Todas as sessões são gratuitas. Este é o quarto espetáculo de teatro da Artrupe, o primeiro desde “Inquietações” (2017), também dirigido por Kaleb.

“Rio das Cobras” é um projeto que reúne experimentos cênicos ritualísticos, música, intervenções performativas, fotografia e vídeo-arte. Cada vertente dialoga com a outra formando um conjunto, mas também funcionam de forma independente. O projeto foi contemplado pelo Edital de Conexões Culturais 2019, da Manauscult.

A concepção do espetáculo veio através de uma pesquisa que Kaleb desenvolveu em Amsterdã e Viena com o bailarino e performer Robert Stejin, em que eles investigaram as divindades da Cobra Canoa, dos povos indígenas do Alto Rio Negro; do Oxumaré, orixá que é o símbolo da continuidade e da permanência; e da Serpente Arco-Íris, deusa criadora da vida para os povos aborígenes da Austrália. Além disso, Kaleb participou do workshop com a pesquisadora/xamã Corine Sombrun onde aprendeu exercícios de estado de transe, utilizados por xamãs da Mongólia, que provocam diferentes tipos de canto e fala e movimentações no corpo.

Segundo Kaleb, "Rio das Cobras" busca uma relação mais sensorial com a plateia, priorizando esse tipo de troca: “o que se busca é ser mais poroso com nosso entorno. Encontrar as potências do sentir. A escuta com o outro e do entorno experimentada como pesquisa e aprendizado nesse Rio das Cobras”, conta o diretor.

O Rio das Cobras teve seus ensaios interrompidos em 2020 por conta da pandemia retomando em agosto deste ano. Além das apresentações no Barravento, a conta oficial do espetáculo no Instagram dará continuidade às atividades do projeto, incluindo fotografias e vídeos relacionadas às atividades desenvolvidas pelo grupo.

Ficha Técnica

Direção Victor Kaleb
Elenco Ana Carolina Souza, Karine Magalhães, Leo Scant, Sofia Sahakian, Victor Kaleb
Produção:Hamyle Nobre
Cenografia: Analia Nogueira e Victor Kaleb
Iluminação: Daniel Braz
Figurino: Paulo Oberdan
Cinegrafia: Cesar Nogueira
Redes Socias: Hamyle Nobre
Assessoria de Imprensa: Diego Bauer

Nenhum comentário