Últimas Notícias

SENAC AM LEVA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA INDÍGENAS DO PARQUE DAS TRIBOS, EM MANAUS


O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Amazonas (Senac AM) ofertou cursos de qualificação profissional para indígenas que vivem no Parque das Tribos, situado no Tarumã, na zona oeste de Manaus. Ao todo, 80 indígenas de mais de 36 etnias participaram dos cursos. Uma nova turma para o curso de cuidador de idosos deve iniciar ainda neste mês.

O grupo é formando por índios das etnias Tukano, Dessana, Baré, Tariano, Baniwa, Munduruki, Mura, Kokama dentre outras. Conforme a coordenação dos cursos, as turmas foram divididas assim: 34 participaram do curso de operador de caixa e os outros 46 participaram do curso de assistente administrativo.

De acordo com a gerente do Senac Centro, que é a unidade responsável pelos cursos, a Daniele Lima, a partir da qualificação, os alunos criaram uma feira de rua para colocar o conhecimento em prática e, dessa forma, gerar trabalho e renda.

“O curso de operador de caixa, teve em seu debate a problemática: geração de renda como o principal objetivo para busca de solução. Então, eles criaram uma feira de rua, trabalhando os temas: atendimento ao público, vendas, controle de caixa. Além de gerar renda para os moradores da própria comunidade”, conta Daniele.

Conforme a gestora, o curso de assistente administrativo também teve a mesma problemática: a geração de renda. No entanto, os alunos ultrapassaram as barreiras físicas e se lançaram no universo digital com a criação de conteúdos e divulgação dos produtos nas redes sociais.

“Um dos Projetos é um TikTok/Instagram/canal do Youtube chamado
@enraizandocultura, onde divulgam a cultura indígena, atraindo turistas e potenciais compradores para suas artes e cultura. Eles já têm vídeos com mais de 40 mil visualizações. O outro grupo criou a loja virtual @yawarete de venda de camisetas com grafismos indígenas e um outro grupo desenvolveu o jogo de tabuleiro “Murupiara”, que também divulga a cultura indígena”, destaca a gerente do Senac.


Senac no AM

Em nível nacional, o Senac é administrado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), hoje, gerida pelo amazonense José Roberto Tadros. Com 76 anos de atuação no Amazonas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial está presente em Manaus e nas cidades de Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Tefé e Coari.

Nenhum comentário