Últimas Notícias

HISTÓRICO: JOANA DARC CUMPRE PROMESSA E CASTRAMOVEL INICIA OPERAÇÃO NO INTERIOR DO AMAZONAS


Pela primeira vez na história, um município do Amazonas recebeu os serviços de uma Unidade Móvel de Castração (Castramóvel). Autazes (distante 111 quilômetros de Manaus) foi a cidade escolhida para realização do mutirão de castração de animais domésticos, ação feita em parceria entre o gabinete da deputada estadual Joana Darc (PL), Governo do Estado, Prefeitura e Câmara Municipal de Autazes. Para chegar na cidade, o Castramóvel foi transportado via terrestre e aquática.

O evento que aconteceu neste sábado (19) foi realizado na quadra de esportes Juca Siqueira, centro da cidade, e atendeu mais de 300 animais com tutores e em situação de rua.

A ação de castração aconteceu em conjunto com o projeto Upinhavet, feito por Joana Darc, por meio da Comissão de Proteção aos Animais, Assuntos Indígenas, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia do Amazonas, da qual a deputada é presidente.

“Meu carinho por Autazes não é segredo para ninguém. Esse momento é único, estou profundamente emocionada por estar trazendo o castramóvel para o interior, e de forma carinhosa para Autazes”, comentou Joana Darc.

Emocionada e surpresa com o tamanho do evento de bem-estar animal, Nilva Gomes, 33, tutora da pincher Meg parabenizou a deputada e destacou a importância de ações voltadas para os animais, em especial os que são cuidados por famílias em situação de vulnerabilidade.

“Que evento maravilhoso. É tão difícil conseguir atendimento para os nossos animais, principalmente para quem não tem condições de castrar. Esse é um mega evento”, comemorou Niva Gomes.

Para a protetora Sandra Nogueira, a presença do Castramóvel no interior do Amazonas, é a marca do novo olhar da sociedade, para a causa animal.

“Eu quero agradecer muito a deputada Joana Darc, por ter vindo nos ajudar. Para nós protetores, a prioridade é castrar os animais”, destacou Sandra Nogueira.

Serviços

Castração de cães e gatos, cadastro para castração, vacinação antirrábica e antiviral, orientação veterinária, corte de unha, limpeza de ouvido e orientação de cuidados com os animais, fizeram parte da programação, que começou às 9h e fechou os portões às 13h.

Centro de castração de animais

Pensando para abrigar os animais em situação de rua, castrados na ação, um espaço organizado pela Prefeitura Municipal, protetores e a deputada Joana Darc, futuramente será transformado em um Centro de Castração e Bem-estar Animal.

“Será aqui em Autazes, que também vamos destinar recursos de emendas parlamentar para implantar o Centro de Castração e Bem-estar Animal. O primeiro desse modelo no Amazonas. Meu objetivo é interiorizar a castração, fazer essas políticas públicas funcionarem em todo o Amazonas”, explicou Joana Darc.

Nenhum comentário