Últimas Notícias

TUCUMÃ: DESCUBRA TODOS OS BENEFICIOS DO FRUTO AMAZÔNICO


Poucas coisas representam tão bem o poder de renovação da Amazônia quanto o tucumã. Personagem comum na rotina da população local, essa resiliente e corajosa palmeira é a primeira árvore a renascer após um incêndio, gerando frutos repletos de sabor e benefícios para a saúde.

Quer saber mais sobre a capacidade de renovação do tucumã? É só continuar lendo este texto para descobrir tudo que o poderoso fruto da Amazônia tem a oferecer!

O que é Tucumã?

O tucumã ou tukumã é o fruto de polpa fibrosa e casca amarelo-esverdeada ou avermelhada do tucumanzeiro (Astrocaryum vulgare), palmeira que pode chegar até os 15 metros de altura. Seu nome vem do Tupi e significa “fruta de planta espinhosa”, característica das folhas com espinhos negros da árvore.

Embora estima-se que a espécie tenha surgido na Colômbia, seu fruto tem grande popularidade no estado do Amazonas, especialmente na culinária manauara, com o tradicional X-Caboquinho e outras iguarias. Isso porque além de gostoso, ele também é altamente nutritivo e rico em ômega 3, vitaminas A, B1 e C, propriedades que melhoram o funcionamento do organismo.

Essas, aliás, são substâncias antioxidantes que fazem do tucumã um excelente aliado no combate aos sinais de envelhecimento precoce do corpo. Não à toa, a fruta amazônica tem sido cada vez mais utilizada para outras finalidades, principalmente na cosmética em cremes e loções corporais.

Os benefícios do Tucumã

Fonte de cálcio, potássio e fibras, acelerador do metabolismo e até útil no controle do nível de açúcar no sangue. Poucos ativos da biodiversidade brasileira oferecem tantos benefícios quanto o tucumã. Descubra alguns dos principais deles a seguir:

1. Anti-inflamatório natural

A alta concentração de ômega 3 – gordura saudável – do tucumã ajuda a diminuir a inflamação do corpo e a melhorar a circulação sanguínea. Entre outras vantagens, isso contribui para o controle dos índices de glicose e colesterol LDL (o “colesterol ruim”) do sangue.

No entanto, vale lembrar: o consumo de tucumã não substitui o uso de remédios, nem a necessidade de acompanhamento médico.

2. Previne doenças

Além de delicioso, o fruto amazônico também é ótima fonte de Vitamina C. Esse nutriente fortalece o sistema imunológico e age como antioxidante no corpo, neutralizando os radicais livres causadores de doenças crônicas.

3. Renova a pele

Outra função da Vitamina C presente no fruto é auxiliar na síntese de colágeno, proteína que mantém a firmeza e elasticidade da pele e, consequentemente, reduz a aparência de rugas e sinais de envelhecimento.

E não é só isso: o óleo e a manteiga de tucumã ainda auxiliam – e MUITO – na produção de ácido hialurônico, renovando e repreenchendo a derme de dentro para fora. Ficou interessado(a)? Então fique por aqui que já, já a gente fala mais sobre esse assunto!

4. Melhora o sistema digestivo

O consumo de alimentos ricos em fibras, assim como o tucumã, colabora com o bom funcionamento do trânsito intestinal e diminui a prisão de ventre, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes pelo corpo.

5. É altamente nutritivo

Além de oferecer altas doses de vitaminas A, B1 e C, o fruto amazônico ainda é rico em proteínas, magnésio e excelente fonte de potássio e cálcio. Os benefícios desses nutrientes vão desde a melhoria na função muscular e no desenvolvimento dos ossos até a preservação do sistema nervoso.

FONTE: Natura

Nenhum comentário