Últimas Notícias

ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL GARÇOM É AMPLA E OPORTUNIDADES DEVEM CRESCER EM 2022


A atuação do profissional garçom é ampla no mercado de trabalho e, ao que tudo indica, as oportunidades devem crescer em 2022 com o retorno total dos eventos. Anualmente, o Senac AM forma em média 160 profissionais, sem contar as formações in company, e a procura pelo curso é contínua. Com uma turma em andamento, uma nova turma está prevista para iniciar em junho deste ano.

De acordo com o professor da instituição, Raimundo Dantas, o mercado de trabalho do garçom não apenas é amplo, mas está sempre em crescimento. Para o profissional, que atua há mais de 20 anos no segmento, após o longo período de pandemia e isolamento social, as oportunidades para esse profissional voltam com força total exigindo cada vez mais qualificação e adaptação a nossa nova realidade. Ele dá detalhes sobre a atuação do garçom.

“O trabalho deste profissional consiste no atendimento de clientes em restaurantes, bares, cafés, etc. O garçom é responsável por receber o público no estabelecimento, anotar seus pedidos, servi-los e pela organização e limpeza das mesas. Este profissional também preza para que os clientes estejam satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos, por isso, mantem-se atento para que nada falte aos clientes, sendo “ele” o responsável direto ao sucesso ou fracasso do estabelecimento”, salienta Dantas.

Ainda conforme o docente, o garçom pode atuar em restaurantes, bares, cafés, lanchonetes, além da possibilidade de servir em eventos diversos, como festas de aniversário, casamentos, batizados, homenagens, congressos e conferências, lançamentos, entre outros eventos. “Para se manter competitivo no mercado de trabalho e oferecer diferenciais de serviço, é muito importante que o garçom se mantenha atualizado, realizando cursos e treinamentos”, complementa.

Formação Senac

O curso de Técnicas no Serviço de Garçom (240h) é ofertado sempre no horário das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira. A formação visa proporcionar ao participante o desenvolvimento das seguintes competências: comunicação, relações interpessoais, matemática básica, princípio de turismo e hospitalidade, práticas seguras na manipulação de alimento e técnicas de serviço, como atendimento dos clientes, cuidar do buffet, técnicas de venda, dentre outras.

Na formação Senac, o aluno aprende fazendo e todo conhecimento teórico é testado em situações reais, vividas no Restaurante-Escola do Centro de Turismo e Hospitalidade da instituição de ensino. Para o professor, o cenário proposto pelo curso prepara o garçom para o mercado de trabalho e o faz praticar as técnicas e os ensinamentos adquiridos em sala de aula.

“O restaurante do Senac da possibilidade de vivenciar ambientes reais de trabalho e atendimento ao público, colocando​inócuo as práticas operacionais, desenvolvendo os fundamentos de atendimento ao cliente e as principais técnicas de serviços e vendas para bares, restaurantes e demais perfis de negócios e serviços de garçom”, finaliza.

Os interessados em participar das futuras turmas do Curso de Técnicas no Serviço de Garçom podem buscar mais informações no site do www.am.senac.br ou na própria unidade de ensino, situada na Rua Saldanha Marinho, n. 410, Centro. Quem quiser saber informações por telefone pode ligar para o (92) 3198-2000.

Nenhum comentário