Últimas Notícias

QUAIS AS VANTAGENS DO "CPF NA NOTA" PARA O CONSUMIDOR?


Consumidores de diversos estados do Brasil já estão acostumados com a pergunta “CPF na nota?” após comprar algo em um estabelecimento comercial. Mas qual é, de fato, a vantagem que ele pode ter com isso?

Diversos governos de estados usam isso como uma forma de controlar a tributação do comércio, do ICMS e do combate à sonegação de impostos. Para incentivar que os consumidores registrem o seu CPF na compra, há incentivos como descontos no IPVA ou IPTU, sorteio de prêmios em dinheiro e resgates dos créditos em dinheiro em serviços.

Veja os estados que participam desse mecanismo: Rio Grande do Sul;

São Paulo;
Maranhão;
Rio de Janeiro;
Alagoas;
Minas Gerais;
Bahia;
Pará;
Amazonas;
Ceará;
Sergipe;
Rio Grande do Norte;
Rondônia;
Paraná;
Distrito Federal.

Cuidado com suas informações pessoais

Porém muitas redes varejistas têm seus próprios programas de fidelidade onde também usam o número do CPF para oferecer descontos e algumas vantagens. A pergunta sobre o CPF também é feita no final da compra, mas os dois processos não têm a ver um com o outro.

Órgãos federais e de defesa do consumidor acionaram cinco redes de farmácias no final do ano passado cobrando mais transparência no uso do CPF e de outros documentos pessoais e respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP).

Em 2020, foi aprovada uma lei no estado de São Paulo que proíbe que esses estabelecimentos peçam o número do CPF prometendo descontos aos clientes sem que informem de forma clara como essas informações serão utilizadas.

CPF na nota aumenta o score?

Dar o seu CPF no final da compra não vai aumentar o seu score de crédito no SPC ou no Serasa.

Esses serviços vão fazer algumas contas estatísticas para saber qual é o risco de um consumidor ficar inadimplente. Para aumentar o score, procure seguir algumas práticas como:

  • Manter as suas contas em dia;
  • Não realizar dívidas maiores do que se pode pagar;
  • Antes de fazer novas dívidas, procure quitar as que estão em aberto;
  • Em caso de dívida em aberto, busque uma negociação e cumpra todo o acordo de pagamento;
  • Procure atualizar o seu cadastro em bancos e demais empresas com frequência;
  • Faça o Cadastro Positivo da Serasa, o Cadastro Positivo reúne informações sobre como foram pagos os compromissos relacionados à contratação de crédito.
FONTE: istoedinheiro

Nenhum comentário